Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cláusula Pétrea - José Carlos de Oliveira Robaldo

    há 15 anos

    Como citar este artigo: ROBALDO, José Carlos de Oliveira. Cláusula Pétrea . Disponível em http://www.lfg.com.br.25 maio. 2009.

    Especialmente nos países democráticos, a Lei Maior (Constituição)é produto de uma constituinte, como ocorreu no Brasil em 1988, pois, à época, elegeram-se os componentes do Congresso Nacional (Deputados e Senadores) para que eles elaborassem uma nova Carta Magna para o País. É por esse motivo que aqueles Congressistas foram denominados de constituintes originários, ou seja, eleitos para tal fim. A sociedade brasileira os elegeu para que criassem um novo comando jurídico-constitucional para regê-la.

    O próprio constituinte originário de 1988, consciente da dinâmica social, previu, no artigo 60 caput da Constituição , a possibilidade de emendá-la, desde que a proposta partisse: I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da República; III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

    Contudo, no parágrafo 4º, do referido artigo 60 , estabeleceu que "Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes e os direitos e garantias individuais". Determinou-se, com efeito, que esses itens são imutáveis, isto é, insuscetíveis de alterações. São, portanto, limitações materiais ao poder de reforma da Constituição , barreiras intransponíveis que vedam taxativamente mudanças nesses temas por meio de emendas. Daí a rotulação pela doutrina de cláusulas pétreas (duro como pedra), limitações materiais implícitas ou núcleo irreformável da Constituição .

    Trata-se a cláusula pétrea, consoante Maria Helena Diniz, de uma força paralisante total de toda a legislação que, explícita ou implicitamente, vier a contrariá-la. Isso significa que toda e qualquer lei que a limitar ou que com ela conflitar, será inoperante pela pecha de inconstitucionalidade. A rigor, o que se busca com tal proibição constitucional é a proteção de determinados valores imprescindíveis tanto ao Estado como ao cidadão.

    A Constituição , no artigo 228 , prescreve que são penalmente inimputáveis os menores de 18 anos. Entretanto, tramita no Congresso Nacional e já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, uma emenda-constitucional para alterar referida norma para reduzir a menoridade penal para o patamar de 16 anos.

    Essa alteração vem provocando debates, pois, para alguns, a modificação do artigo 228 não é possível, por se tratar de cláusula pétrea. Enquanto que, para outros, por não se tratar de cláusula imutável, não existe óbice para alterá-la. O argumento principal desta última posição é o fato de que o tema relacionado com a imputabilidade penal do menor de 18 anos não está elencado no artigo 60, parágrafo 4º, acima mencionado, logo pode ser modificado.

    No entanto, o Supremo Tribunal Federal, que pertence a outra corrente, já reconheceu cláusula pétrea fora do rol do artigo , da CF e como a questão relacionada com a imputabilidade penal diz respeito aos direitos e garantias individuais, é bem provável que a alteração do artigo 228 , da CF, caso venha se concretizar seja também declarada inconstitucional, por se tratar de cláusula pétrea. A tendência é que a Suprema Corte não permita aludida mudança.

    Agora, convenhamos, será que não está na hora de se repensar as chamas cláusulas pétreas, especialmente o seu caráter absoluto, sobretudo, em face da dinâmica social?

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876170
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1439
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/clausula-petrea-jose-carlos-de-oliveira-robaldo/1100992

    Informações relacionadas

    Lucas Cotta de Ramos, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Constituição Material e Constituição Formal

    É possível alterar as cláusulas pétreas?

    Gabriel Marques, Bacharel em Direito
    Artigoshá 9 anos

    O que é o preâmbulo da Constituição?

    Glossário - Emendas à Constituição

    Gabriela dos Santos Nascimento, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    O voto é clausula pétrea?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)