jusbrasil.com.br
20 de Setembro de 2017
    Adicione tópicos

    Quais os requisitos da lesão de acordo com o Código Civil de 2002? - Kelli Aquotti Ruy

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    há 9 anos

    A lesão (artigo 157 do CC/02), vício do negócio jurídico que não tinha previsão no Código Civil de 1916 , consiste na desproporção existente entre as prestações do negócio jurídico em face do abuso de uma necessidade ou da inexperiência de uma das partes e causa sua invalidade.

    Para a caracterização da lesão são necessários dois requisitos técnicos: o primeiro requisito é OBJETIVO - trata da desproporção entre as prestações pactuadas, estabelecidas no contrato, ou seja, se refere à equivalência prestacional; o segundo requisito é SUBJETIVO que está relacionado com o estado psicológico das partes - trata do abuso da necessidade ou da inexperiência de uma das partes.

    Para Caio Mário a caracterização da lesão não se dá apenas com a existência do dano, mas também se exige que o contratante tenha a intenção de abusar do estado de necessidade ou inexperiência da outra parte, isto é, há a necessidade do dolo de aproveitamento.

    No entanto, ensina-nos o professor Pablo Stolze, e o STJ tem decidido neste sentido (Resp 434687/RJ) , que o codificador não exigiu o dolo de aproveitamento.

    Fonte: SAVI

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)