Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Quais são as teorias explicativas da pessoa jurídica?

há 15 anos

São basicamente duas as teorias explicativas da existência da pessoa jurídica, quais sejam: a teoria negativista e a teoria afirmativista. A primeira apenas negava a existência da pessoa jurídica. A segunda, por sua vez, desdobra-se em outras três correntes:

-teoria da ficção

-teoria da realidade objetiva

-teoria da realidade técnica

De acordo com os ensinamentos do Prof. Pablo Stolze, na teoria da ficção a pessoa jurídica não teria existência social, mas somente existência ideal, sendo produto da técnica jurídica. Em outras palavras, a pessoa jurídica seria uma abstração, sem realidade social.

Para a teoria da realidade social objetiva, contrariando a idéia anterior, a pessoa jurídica teria existência social e consiste em um organismo vivo na sociedade (ou seja, com atuação na sociedade). Esta teoria nega a personalidade técnica.

A terceira teoria, da realidade técnica, equilibra as anteriores, já que reconhece a atuação social da pessoa jurídica, admitindo ainda que a sua personalidade é fruto da técnica jurídica. Reconhece-se a adoção desta terceira teoria afirmativista pelo novo Código Civil ao dispor sobre a tecnicidade jurídica deste ente no artigo 45 que dispõe:

Art. 45. Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato constitutivo. Parágrafo único. Decai em três anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876168
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações62487
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-sao-as-teorias-explicativas-da-pessoa-juridica/1139239

Informações relacionadas

Lucas Rocha Silva, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Teorias relativas às pessoas jurídicas

Associação Brasileira de Advogados
Notíciashá 9 anos

Conceito e classificação das pessoas jurídicas

Lincoln Paulino, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Direito Civil: Teorias do início da personalidade civil.

Artigoshá 7 anos

Pessoa Jurídica e suas responsabilidades

Renata Valera, Advogado
Artigoshá 8 anos

Pessoa jurídica e desconsideração da personalidade jurídica

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

e a teoria da realidade das instituições jurídicas? onde se encaixa? continuar lendo

Essas são as teorias utilizadas no Brasil? continuar lendo

A teoria negativista não é aceita no Brasil. A teoria afirmativista sim! Desta, apenas a terceira vertente é aplicada. As duas anteriores estão apenas no campo doutrinário. continuar lendo