Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Que se entende por caução de ratificação?

há 16 anos

Dentre as diversas classificações das obrigações, temos as divisíveis e as indivisíveis.

As obrigações divisíveis são aquelas que admitem cumprimento fracionado, ao contrário das indivisíveis que só podem ser cumpridas por inteiro, conforme artigos 257 e 258 , do Código Civil :

Art. 257. Havendo mais de um devedor ou mais de um credor em obrigação divisível, esta presume-se dividida em tantas obrigações, iguais e distintas, quantos os credores ou devedores.

Art. 258. A obrigação é indivisível quando a prestação tem por objeto uma coisa ou um fato não suscetíveis de divisão, por sua natureza, por motivo de ordem econômica, ou dada a razão determinante do negócio jurídico.

O artigo 259, caput , do mesmo texto legal, dispõe que o cumprimento de obrigação indivisível por dois ou mais devedores, obriga cada um pela dívida toda.

Ainda sobre a obrigação não divisível, o artigo seguinte, esclarece como será efetuada sua satisfação no caso de mais de um credor:

Art. 260. Se a pluralidade for dos credores, poderá cada um destes exigir a dívida inteira; mas o devedor ou devedores se desobrigarão, pagando:

I - a todos conjuntamente;

II - a um, dando este caução de ratificação dos outros credores.

A caução de ratificação se consubstancia na hipótese prevista no inciso II , do artigo 260 , do CC , na qual, para que o devedor pague bem, a apenas um dos credores, deve exigir a garantia dos demais.

Noutro falar, Pablo Stolze exemplifica com a hipótese de um devedor estar em dívida com três credores. Assim, para que ele pague apenas ao credor número um, de forma eficaz e perfeita, é necessário que esse credor apresente documento de que os outros credores estão chancelando o pagamento a apenas aquele credor. A essa garantia de que os outros credores concordam com o pagamento integral a apenas um deles dá-se o nome de caução de ratificação.

Finalmente, cabe a ressalva que se houver previsão de solidariedade ativa, a caução será dispensável.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876172
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações25687
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/que-se-entende-por-caucao-de-ratificacao/118540

Informações relacionadas

Carolina Ferreira Cardoso Lima, Advogado
Artigoshá 9 anos

Obrigações divisíveis, indivisíveis e solidárias disciplinadas pelo Novo Código Civil

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

Qual a diferença entre obrigações alternativas e obrigações facultativas? - Denise Cristina Mantovani Cera

Artigoshá 8 anos

Direito das Obrigações: Obrigação de dar, fazer e não fazer

Mayara Baldo de Oliveira , Advogado
Artigoshá 3 anos

[Modelo] Alegações Finais - Memoriais (tráfico de drogas - invasão de domicílio)

Amanda Fonseca Perrut, Advogado
Artigosano passado

É possível afastar judicialmente a negativa de cobertura de cirurgias, medicamentos e tratamentos diversos pelos planos de saúde?

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns!gostei da explicação, apesar do tempo da publicação continuar lendo

Como é esse documento? É uma procuração? Mensagens de Whatsapp dos outros credores enviadas ao devedor, autorizando-o a realizar o pagamento a só um dos credores, supririam a falta desse documento?

Desde já, muito grato. continuar lendo

O professor Tartuce defende que este documento deve ser escrito, datado e assinado pelas partes, com firmas reconhecidas. Para dar maior certeza e segurança, o documento pode até ser registrado em cartório de títulos e documentos, homenageando, sobretudo, o principio da eticidade. continuar lendo