Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Súmula 363 do STJ fixa a competência da Justiça estadual processar e julgar a ação de cobrança ajuizada por profissional liberal contra cliente.

há 16 anos

Enunciado define competência para julgar cobrança de honorários de profissionais liberais

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou o Projeto 695, que criou a súmula 363 . A nova súmula, relatada pelo ministro Ari Pargendler, vai resolver diversos conflitos de competência entre tribunais em julgamentos de cobrança de honorários de profissionais liberais. O novo enunciado define que a competência para processar e julgar ação de cobrança de profissionais liberais contra clientes é da Justiça Estadual.

Entre os vários precedentes legais utilizados estão os CC 52.719-SP , 65.575-MG, 93.055-MG e 15.566-RJ. No conflito originário do Rio de Janeiro, o relator, o ministro aposentado Sálvio de Figueiredo, decidiu que o pagamento pela prestação de serviços por pessoas físicas não se confunde com verbas trabalhistas definidas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Portanto não poderiam ser julgadas pela Justiça trabalhista e sim pela Justiça comum.

Já no Conflito 52719, tratou-se de ação trabalhista originada de serviços jurídicos prestados à Caixa Econômica Federal por terceiros. A ministra Denise Arruda, relatora da ação, aponta que, apesar da Emenda Constitucional 45 de 2004 tenha passado para a justiça laboral a competência para julgar as ações relações trabalhistas de entes públicos de direito e da administração pública, isso não incluiria ações com natureza exclusivamente civil.

É o seguinte o enunciado da súmula 363 : Compete à Justiça estadual processar e julgar a ação de cobrança ajuizada por profissional liberal contra cliente.

Fonte: www.stj.jus.br

NOTAS DA REDAÇÃO

Antes do advento da emenda constitucional nº 45 de 2004, a competência da justiça do trabalho se restringia às ações envolvendo relações de emprego.

Entende-se como relação de emprego aquela entre o empregador (pessoa físíca ou jurídica que"assume os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço"- art CLT) e empregado ("toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário"- art CLT).

Veja a redação do artigo 114 da Constituição Federal , antes da Emenda 45 : "Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho conciliar e julgar os dissídios individuais e coletivos entre trabalhadores e empregadores , abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta dos Municípios, do Distrito Federal, dos Estados e da União, e, na forma da lei, outras controvérsias decorrentes da relação de trabalho, bem como os litígios que tenham origem no cumprimento de suas próprias sentenças, inclusive coletivas."

A emenda 45 de 2004 ampliou a competencia da Justiça Trabalhista, que passou a possuir competência para julgar as ações envolvendo relação de trabalho. Vejamos.

"Art. 114. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar: I as ações oriundas da relação de trabalho , abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; (...) "

A relação de trabalho é mais ampla que a relação entre empregado - empregador. Trata-se de relação que envolva qualquer trabalho humano.

O profissional liberal é uma pessoa físíca que presta serviços a outra pessoa, física ou jurídica, mediante um contrato de natureza civil ou consumerista. Desta relação, podem surgir alguns conflitos, tais como o não pagamento pelo serviço prestado, a reclamação pela má prestação do serviço, entre outros.

Sob este prisma, começaram a surgir questionamentos e divergências na doutrina e jurisprudência acerca o alcance da expressão "relação de trabalho" às relações entre profisisonais liberais e seus clientes.

Vários conflitos de competência entre a justiça do trabalho e a justiça comum eram instaurados, o que fez com que o STJ editasse a Súmula 363 , fixando a competencia da Justiça comum estadual para julgar as ações envolvendo a prestação de serviços por profissionais liberais a seus clientes.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876185
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações29459
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sumula-363-do-stj-fixa-a-competencia-da-justica-estadual-processar-e-julgar-a-acao-de-cobranca-ajuizada-por-profissional-liberal-contra-cliente/143579

Informações relacionadas

Superior Tribunal de Justiça
Súmulahá 16 anos

Súmula n. 363 do STJ

Tribunal Superior do Trabalho
Súmulahá 54 anos

Súmula n. 219 do TST

Katy Brianezi, Advogado
Artigoshá 12 anos

A execução de honorários advocatícios deverá ser realizada perante a justiça comum ou perante a justiça do trabalho?

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Comentários à Resolução 75/09 do CNJ: o novo conceito de atividade jurídica

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Contestação Trabalhista

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Acho que entendi! Se o trabalho for prestado a um cliente, dirime o conflito, a justiça comum estadual. Caso o trabalho caracterize relação de emprego, é da justiça laboral a competência.
O advogado presta serviço ao cliente, e não a empregador, logo, justiça comum estadual neles;
Se o bom doutor é empregado de alguém de alguma forma, aí sim é justiça do trabalho no couro de ambos.
O problema está então no exame do caso concreto.
É certo? continuar lendo

Os advogados pensam que são deuses, prestam mal serviços, não agravando a todos, ou até mesmo não prestam o serviço corretamente e causa prejuízos ao cliente e depois querem reter honorários via justiça do trabalho, o que foi esclarecido com a súmula 363 continuar lendo