Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Quais são as atribuições do Conselho Nacional de Justiça?

    há 15 anos

    Resolução da questão 63 - Versão 1 - Direito Constitucional

    63. O Conselho Nacional de Justiça tem a função de realizar o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes e, para bem desempenhar sua missão constitucional, é-lhe permitido atuar como órgão administrativo hierarquicamente superior na função

    (A) correcional e disciplinar, podendo analisar tanto a legalidade quanto o mérito de eventuais faltas funcionais.

    (B) de controle da atuação administrativa, podendo desconstituir o ato discricionário praticado, com apreciação inclusive quanto ao mérito.

    (C) de controle da atuação financeira, podendo desconstituir o ato discricionário praticado, com apreciação inclusive quanto ao mérito.

    (D) de controle da atuação administrativa e financeira, podendo desconstituir o ato praticado, mas sem apreciação do mérito.

    NOTAS DA REDAÇÃO

    Nesta questão o examinador exigiu do candidato conhecimento do texto constitucional , referente ao capítulo que trata do Poder Judiciário.

    O Conselho Nacional de Justiça é órgão do Poder Judiciário, cujas atribuições estão previstas no artigo 103-B , parágrafos 4º e da Constituição Federal .

    O STF já se pronunciou sobre o tema na Ação Direta de Inconstitucionalidade 3.367:

    "Ação direta. Emenda Constitucional n. 45 /2004. Poder Judiciário. Conselho Nacional de Justiça. Instituição e disciplina. Natureza meramente administrativa. Órgão interno de controle administrativo, financeiro e disciplinar da magistratura. Constitucionalidade reconhecida. Separação e independência dos Poderes. História, significado e alcance concreto do princípio. Ofensa a cláusula constitucional imutável (cláusula pétrea). Inexistência. Subsistência do núcleo político do princípio, mediante preservação da função jurisdicional, típica do Judiciário, e das condições materiais do seu exercício imparcial e independente. Precedentes e Súmula 649 . Inaplicabilidade ao caso. Interpretação dos arts. e 60 , § 4º , III , da CF . Ação julgada improcedente. Votos vencidos. São constitucionais as normas que, introduzidas pela Emenda Constitucional n. 45 , de 8 de dezembro de 2004, instituem e disciplinam o Conselho Nacional de Justiça, como órgão administrativo do Poder Judiciário nacional ."

    A alternativa correta é a letra A. Vejamos:

    (A) correcional e disciplinar, podendo analisar tanto a legalidade quanto o mérito de eventuais faltas funcionais.

    Correto.

    Conforme o parágrafo 5º , II , do artigo 103-B da Constituição Federal , o Ministro Corregedor do CNJ tem atribuições de inspeção e correição geral.

    Além disso, cabe ao CNJ aplicar sanções administrativas em processos disciplinares, bem como rever processo disciplinares julgados há menos de um ano, conforme artigo 103-B, § 4º, III e V.

    Art 103-B, § 4º: Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura: III - receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do Poder Judiciário, inclusive contra seus serviços auxiliares, serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados, sem prejuízo da competência disciplinar e correicional dos tribunais, podendo avocar processos disciplinares em curso e determinar a remoção, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsídios ou proventos proporcionais ao tempo de serviço e aplicar outras sanções administrativas, assegurada ampla defesa; V - rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgados há menos de um ano;

    (B) de controle da atuação administrativa, podendo desconstituir o ato discricionário praticado, com apreciação inclusive quanto ao mérito;

    (C) de controle da atuação financeira, podendo desconstituir o ato discricionário praticado, com apreciação inclusive quanto ao mérito;

    (D) de controle da atuação administrativa e financeira, podendo desconstituir o ato praticado, mas sem apreciação do mérito.

    As três últimas alternativas estão incorretas.

    Conforme o artigo 103-B , § 4º , II , o Conselho Nacional de Justiça pode controlar os atos administrativos praticados pelo Poder Judiciário. II - zelar pela observância do art. 37 e apreciar, de ofício ou mediante provocação, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Poder Judiciário, podendo desconstituí-los, revê-los ou fixar prazo para que se adotem as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, sem prejuízo da competência do Tribunal de Contas da União;

    Vale dizer: o CNJ não poderá analisar qualquer ato administrativo, oriundo de qualquer poder, mas tão somente aqueles expedidos pelo próprio judiciário no exercício de função administrativa (função atípica). Trata-se de mecanismo interno de controle.

    Ainda assim, nesses casos, não poderá se imiscuir no mérito (conveniência e oportunidade) do ato, só lhe cabendo analisar a sua legalidade.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876189
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20776
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-sao-as-atribuicoes-do-conselho-nacional-de-justica/155657

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 13 anos

    Qual a composição e as atribuições do Conselho Nacional de Justiça? - Denise Cristina Mantovani Cera

    Carlos De Corrêa Barbosa, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Afinal, para que serve o Conselho Nacional de Justiça?

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 13 anos

    Quais são os tribunais que atendem à regra do quinto constitucional? - Denise Cristina Mantovani Cera

    Camila Lavaqui, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Ordem Social

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    O que se entende por cláusula de reserva do plenário? - Claudio Campos

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Tenho um processo, baixa de divida IPTU, julgado improcedente. O Magistrado embasou a sentença em um acordo, saldo de divida prescrito. O acordo com a Prefeitura Municipal não foi reparcelado nem ajuizado, e estava o acordo principal ajuizado . Peço orientação de como enviar este assunto pro CNJ. continuar lendo