Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pode o juiz declinar da competência para outro foro que não o indicado pelo excipiente na petição da exceção de incompetência? - Fernanda Braga

    há 15 anos

    Alexandre de Paula afirma que o juiz pode julgar procedente a exceção de incompetência e discordar da indicação do excipiente quanto ao juízo declinado. Nesse caso, entende este autor, que o magistrado poderá remeter os autos ao juízo que entender competente, cabendo a qualquer das partes excepcionar o novo juízo, tão logo intimada por este do recebimento dos autos. Há, inclusive, acórdão consoante este entendimento (RT 674/140).

    Por outro lado, contudo, há acórdão do TJ/SP afirmando que "Decidindo o Juiz a exceção de incompetência relativa, cabe-lhe rejeitá-la ou ordenar a remessa dos autos ao Juízo indicado pelo excipiente e não a outro, diverso do pretendido ". A propósito, a 3ª Turma do STJ, no REsp 2.004-RS , entendeu que: "A exceção de incompetência decide-se nos limites do pedido das partes, sendo defesa a determinação de foro neutro, por elas não pretendido ".

    Parece, assim, que, por ser a exceção de incompetência um meio de defesa facultativo do réu, e face à vedação ao juiz da declaração ex officio da incompetência relativa, e ainda em respeito ao princípio do dispositivo, deve prevalecer o posicionamento esposado pela 3ª Turma do STJ.

    Cabe aqui lembrar que a exceção de incompetência refere-se à incompetência relativa, e não à absoluta (que deve ser argüida como preliminar de contestação). A competência relativa deve ser argüida em exceção, é derrogável pela vontade das partes, não é declarável ex officio pelo juiz (Súmula 33 do STJ) e diz respeito à competência do valor e do território. A absoluta deve ser argüida como preliminar de contestação, é inderrogável e declarável ex officio por ser de ordem pública, e diz respeito à competência de matéria e hierarquia.

    Fonte: SAVI

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876170
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7761
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pode-o-juiz-declinar-da-competencia-para-outro-foro-que-nao-o-indicado-pelo-excipiente-na-peticao-da-excecao-de-incompetencia-fernanda-braga/163939

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
    Jurisprudênciahá 6 meses

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - AGRAVO DE INSTRUMENTO: AI XXXXX-73.2023.8.19.0000 202300272766

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    STJ decide: Há dever de remessa dos autos ao juízo competente em caso de processo eletrônico no NCPC

    Ana Flavia Braga, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Modelo de petição de ciência

    Lucas Daniel Medeiros Cezar, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Como funciona e qual importância do termo de vistoria inicial e final em imóveis que serão alugados?

    Olavo Ferreira, Advogado
    Modelosano passado

    Modelo de Contestação com Preliminar de Incompetência Territorial em Ação de Alimentos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)