Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

O que se entende por servidão administrativa?

há 15 anos

Servidão administrativa consiste em direito real sobre coisa alheia. Tendo em vista que este direito é exercido pelo poder público, pode ser mais especificamente definido como o direito real de gozo do Poder Público (União, Estados, Municípios, Distrito Ferderal, Territórios, Pessoas Jurídicas Públicas ou Privadas autorizadas por lei ou contrato) sobre propriedade alheia de acordo com o interesse da coletividade.

Maria Sylvia Zanella di Pietro[ 1 ] conceitua servidão administrativa como sendo "o direito real de gozo, de natureza pública, instituído sobre imóvel de propriedade alheia, com base em lei, por entidade pública ou por seus delegados, em face de um serviço público ou de um bem afetado a fim de utilidade pública".

Considerando que o direito de propriedade consiste no direito absoluto, exclusivo e perpétuo de usar, gozar, dispor e reivindicar o bem com quem quer que ele esteja, a servidão administrativa atinge o caráter exclusivo da propriedade, pois o Poder Público passa a usá-la juntamente com o particular com a finalidade de atender a um interesse público certo e determinado, ou seja, o de usufruir a vantagem prestada pela propriedade serviente.

Ressalte-se que a servidão, por se tratar de direito real, deve constar na escritura do imóvel para dar publicidade.

Por fim, vale esclarecer que servidão não se confunde com a passagem forçada prevista no art. 1.285 do Código Civil, pois esta decorre da lei e é um direito que assiste ao dono de imóvel encravado de reclamar do vizinho que lhe deixe passagem mediante indenização.

Notas de Rodapé

1. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. "Direito Administrativo". São Paulo: Atlas. 18. ed., 2008.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876176
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações63850
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-servidao-administrativa/1639602

Informações relacionadas

Frederico Fernandes dos Santos, Advogado
Artigoshá 8 anos

Diferenças entre limitação administrativa e ocupação temporária

Maira Batista, Advogado
Artigoshá 9 anos

Servidão Administrativa

Bianca de Amorim Timoteo, Advogado
Artigoshá 8 anos

Modalidades de Intervenção do Estado na Propriedade Privada

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 2 anos

A servidão administrativa

Victor Leite, Advogado
Artigoshá 4 anos

Intervenção do Estado na propriedade.

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Acho que exemplos de servidão administrativa...Talvez seria um Gasoduto, Instalação de uma Torre para apoiar linhas de Alta tensão. Tudo isso passando por uma propriedade rural que é de direito privado, mas por conta de bem de utilidade pública, deve sujeitar-se a Servidão Administrativa. Falando de forma bem mais prática, a propriedade particular estaria "Servindo" a Administração Pública. continuar lendo

qual calculo se faz para chegar no valor indenizatório, no caso de servidão administrativa? continuar lendo

Faltou citar exemplos continuar lendo

Uma empresa privada pode impor a servidão administrativa (de luz) em uma propriedade privada? Ou somente órgão público?? continuar lendo