Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Os membros do Ministério Público podem disputar as eleições? - Andrea Russar

    há 15 anos

    Os membros do Ministério Público que tenham ingressado na carreira antes da Constituição de 1988 têm a prerrogativa de disputar eleições, mas a filiação está condicionada ao afastamento.

    Na CF/88 , antes da EC 45 /04, a alínea e do inciso IIdo § 5o do art. 128 era acrescida dos dizeres: "salvo exceções previstas na lei".

    Essas exceções davam aos membros do Ministério Público o direito de filiação partidária e de afastar-se para exercer cargo eletivo ou a ele concorrer, nas hipóteses de afastamento de suas funções institucionais, mediante licença, nos termos da lei.

    Com o advento da EC 45 /2004, a atividade político-partidária dos membros do Ministério Público passou a ser regida nos seguintes termos, ex vi :

    "Art. 128. O Ministério Público abrange: § 5ooLeis complementaress da União e dos estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos procuradores-gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros:

    [...]

    II - as seguintes vedações:

    [...]

    e) exercer atividade político-partidária;"

    Entendemos que, com o advento da Emenda Constitucional nº 4555 /04, a situação dos membros do Ministério Público fica como a dos magistrados, que, para dedicar-se à atividade político-partidária, têm que se desvincular definitivamente de suas funções.

    Logo, o membro do Ministério Público, nos dias de hoje, deve se desincompatibilizar seis meses antes do pleito, cumprindo prazo de filiação partidária de seis meses. É obrigatório o afastamento definitivo do cargo, conforme estabelecem a Resolução 22.012 /05 e a Resolução 22.095 /05, ambas do TSE.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876189
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6991
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/os-membros-do-ministerio-publico-podem-disputar-as-eleicoes-andrea-russar/166344

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Os membros do Ministério Público, em regra, estão proibidos de exercer qualquer outra função pública

    Elegibilidade divide juízes

    Thiago Chinellato, Delegado de Polícia
    Artigoshá 11 anos

    Eficácia dos direitos sociais e reserva do possível

    Luiz Fernando Pereira Advocacia, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC)

    Francisco Dirceu Barros, Promotor de Justiça
    Artigoshá 8 anos

    As 20 dúvidas mais frequentes sobre a elegibilidade do vice

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)