Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Quais as diferenças existentes entre impedimento e suspeição? - Fernanda Braga

há 15 anos

Quanto ao impedimento e à suspeição, diferenciam-se de acordo com o nível de comprometimento que o juiz tem com a causa, e que pode prejudicar sua imparcialidade.

No impedimento há presunção absoluta ( juris et de jure ) de parcialidade do juiz, enquanto na suspeição há apenas presunção relativa ( juris tantum ). A imparcialidade do juiz é um do pressupostos processuais subjetivos do processo. As causas de impedimento e suspeição são elencadas respectivamente nos arts. 134 e 135 do CPC . Segundo Pontes de Miranda é uma enumeração taxativa. Calmon de Passos, no entanto, entende que o rol de impedimentos não é exaustivo, porque engloba toda situação em que haja uma incompatibilidade lógica entre a função de julgar e o papel do juiz no processo, mesmo que não prevista expressamente naqueles dispositivos.

Aliás, o impedimento é argüível a qualquer tempo, não precluindo (constitui até fundamento para rescisória - art. 485 , II , do CPC), pois é matéria de ordem pública. Como diz Couture, os cidadãos não têm um direito adquirido quanto à sabedoria do juiz, mas têm um direito adquirido quanto à independência, autoridade e responsabilidade do juiz. Ademais, é dever do magistrado declarar-se impedido ou suspeito, podendo alegar motivos de foro íntimo. Para ele não preclui o dever de declarar-se suspeito ou impedido.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876188
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações60695
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-as-diferencas-existentes-entre-impedimento-e-suspeicao-fernanda-braga/170155

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 15 anos

Entenda as diferenças entre impedimento e suspeição

Gabriel Pereira, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

As Hipóteses de Suspeição e Impedimento no Processo Penal

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

O que é a jurisdição e quais são suas características? - Andrea Russar

Leticia Queiroz, Advogado
Artigoshá 8 anos

Sujeitos do Processo Penal

Douglas Cunha, Advogado
Artigoshá 10 anos

Os elementos das ações

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom, bem explicativo. Obrigada! continuar lendo

Explanação direta e abordagem simples, sem comprometer o conteúdo, ao mesmo tempo em que fazem as menções necessárias a pensadores merecedores de registro.
Parabéns!
Destoam do oceano de superficialidade ao qual temos nos acostumado nas abordagens "jurídicas" nacionais. continuar lendo

Muito bom continuar lendo

Muito bom e objetivo! continuar lendo