Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    É possível a conversão de penas privativas de liberdade em restritivas de direito em crimes hediondos? - Joaquim Leitão Júnior

    há 15 anos

    O tema envolve muita polêmica. Assim, há duas correntes sobre o assunto, uma entendendo possível a conversão de penas privativas de liberdade em restritiva de direitos em crime hediondos, e a outra pela impossibilidade.

    Os defensores da 1ª corrente sustentam que a conversão está implicitamente vedada pela incompatibilidade com a natureza hedionda do delito. Cabe assinalar, que esta corrente também se apoiava na redação da antiga Lei nº 8.072/1990 que previa o regime integralmente fechado nos crimes hediondos.

    Por sua vez, a 2ª corrente defende a tese de que a inserção da Lei nº 11.464/2007 teria abolido o regime integralmente fechado e, portanto, uma vez preenchidos os requisitos, e sendo suficientes para atingir os fins da pena, poderia haver conversão de penas privativas de liberdade em restritivas de direito em crimes hediondos. Neste sentido, Rogério Sanches e Luiz Flavio Gomes.

    Em sintonia com a 2ª corrente, a 6ª Turma do STJ acolheu a inconstitucionalidade arguida via incidental em sede de Habeas Corpus acerca do art. 44 da Lei de Drogas que proibia expressamente a conversão de penas privativas de liberdade em restritivas de direito em delitos de tóxicos (equiparados a crimes hediondos). O entendimento foi exposto por ocasião do julgamento do HC 120.353-SP .

    Contudo, é muito imaturo afirmar que esse é o entendimento a ser adotado pelos Tribunais, pois, a discussão deve ser melhor debatida sobre outros enfoques e ângulos de envergadura.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876188
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3203
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-a-conversao-de-penas-privativas-de-liberdade-em-restritivas-de-direito-em-crimes-hediondos-joaquim-leitao-junior/1873143

    Informações relacionadas

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    Pena restritiva de direitos nas contravenções penais e Lei Maria da Penha - Divergência na jurisprudência!

    Alm Li Diane, Perito Criminal
    Notíciashá 7 anos

    Substituição da pena privativa por restritiva de direitos no tráfico

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Para o STJ também é possível substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos ao tráfico de drogas (Info. 427)

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 13 anos

    No Código Penal, quais são os requisitos para a substituição das penas privativas de liberdade por restritivas de direito? - Denise Cristina Mantovani Cera

    Luiz Flávio Gomes, Político
    Artigoshá 12 anos

    Conforme STF e senado federal cabem penas restritivas de direitos (substitutivas) no tráfico de drogas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)