Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A educação no trânsito vem do berço

    há 15 anos

    Como citar este artigo: BRUTTI, Roger Spode. A educação no trânsito vem do berço. Disponível em http:// www.lfg.com.br - 27 setembro de 2009.

    A educação no trânsito vem do berço

    Como custa a mim noticiar aos pais que o seu filho amado acabou de falecer em um acidente de trânsito! De todas as minhas atribuições funcionais, esta é a mais dolorida.

    Estamos em plena Semana Nacional do Trânsito. Ela tem sua origem no art. 326 do nosso Código de Trânsito Brasileiro e ocorre todos os anos no período compreendido entre 18 e 25 de setembro. Para este ano, o Conselho Nacional de Trânsito estipulou a Educação no Trânsito como tema.

    Não obstante, estou convencido, como cidadão e como titular de uma delegacia de polícia especializada na matéria, que a educação no trânsito visada por tais campanhas jamais surtirá efeito significativo caso não encontre terreno fértil na consciência moral que deve ser angariada pelo sujeito ao longo dos anos no seio da sua família.

    Inexoravelmente, é no trânsito onde podemos observar, com ímpar nitidez, o verdadeiro caráter das pessoas. Conduzindo seus veículos, protegidos pela couraça das colunas e pelos vidros dos seus automóveis, encobertas suas faces pelos capacetes de uso obrigatório, os condutores não se intimidam em agir de acordo com o seu verdadeiro temperamento. De fato, é-lhes fácil sair rapidamente daquele local onde cometeram uma indelicadeza para com o pedestre que esperava um generoso motorista que lhe permitisse a travessia da faixa de segurança; é-lhes também fácil sequer olhar para aquele motorista que esperava pacientemente a boa vontade de alguém para poder adentrar na via de tráfego congestionado; enfim, como é fácil ser mal-educado quando se está no trânsito!

    Por tais razões, sempre afirmo que, indubitavelmente, será mesmo no berço, com os exemplos emitidos pelos nossos pais e pelas constantes conversações afetuosas que esses educadores por excelência devem desenvolver com os seus queridos filhos, durante o amadurecimento intelectual destes, o local exato de onde poderemos ver exsurgir uma campanha realmente eficaz para a conscientização dos nossos condutores. Afirmo: a má-educação no trânsito é reflexo da má-educação recebida no seio da família. Ademais, essa má-educação multiplica-se indefinidamente, na medida em que o filho mal-educado tornar-se-á o pai mal-educado que, por sua vez, repassará a sua má-educação aos seus descendentes e... assim por diante.

    É dessa arte toda, e por derradeiro, que considero oportuno colacionar aos diletos leitores a perspicaz doutrina do pensador Charles Chick Govin: É mais fácil construir um menino do que consertar um homem.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876172
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações415
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-educacao-no-transito-vem-do-berco/1917544

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)