Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Teorias do Direito Penal - O que é a teoria da tipicidade conglobante?

há 14 anos

Como citar este artigo: CAPEZ, Fernando. As Teorias do Direito Penal - O que é a "teoria da tipicidade conglobante"? Disponível em http://www.lfg.com.br - 29 outubro. 2009.

De acordo com a teoria acima aludida, o fato típico pressupõe que a conduta esteja proibida pelo ordenamento jurídico como um todo, globalmente considerado. Assim, quando algum ramo do direito, civil, trabalhista, administrativo, processual ou qualquer outro, permitir o comportamento, o fato será considerado atípico. O direito é um só e deve ser considerado como um todo, um bloco monolítico, não importando sua esfera (a ordem é conglobante). Seria contraditório autorizar a prática de uma conduta por considerá-la lícita e, ao mesmo tempo, descrevê-la em um tipo como crime. Ora, como, por exemplo, o direito civil pode consentir e o direito penal definir como crime uma mesma ação, se o ordenamento jurídico é um só. O direito não pode dizer: pratique boxe, mas os socos que você der estão definidos como crime. Se o fato é permitido expressamente, não pode ser típico. Com isso, o exercício regular do direito deixa de ser causa de exclusão da ilicitude para transformar-se em excludente de tipicidade, pois, se o fato é um direito, não pode estar descrito como infração penal. Se eu tenho o direito de cortar os galhos da árvore do vizinho que invadem meu quintal, de usar o desforço imediato para a defesa da propriedade, se o médico tem o direito de cortar o paciente para fazer a operação, como tais condutas podem estar ao mesmo tempo definidas como crime?

A tipicidade, portanto, exige para a ocorrência do fato típico: (a) a correspondência formal entre o que está escrito no tipo e o que foi praticado pelo agente no caso concreto (tipicidade legal ou formal) + (b) que a conduta seja anormal, ou seja, violadora da norma, entendida esta como o ordenamento jurídico como um todo, ou seja, o civil, o administrativo, o trabalhista etc. (tipicidade conglobante).

Pode-se, assim, afirmar que a tipicidade legal consiste apenas no enquadramento formal da conduta no tipo, o que é insuficiente para a existência do fato típico. A conglobante exige que a conduta seja anormal perante o ordenamento como um todo.

O nome conglobante decorre da necessidade de que a conduta seja contrária ao ordenamento jurídico em geral (conglobado) e não apenas ao ordenamento penal. Os principais defensores desta teoria são os penalistas Eugênio Raúl Zaffaroni e José Henrique Pierangelli.

(Sobre o tema, consulte: Fernando Capez. Curso de Direito Penal. 13ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2009, vol. 1)

Caro leitor, caso haja interesse em receber outros e.mails como este, com artigos, acórdãos recentes ou outras informações jurídicas, por favor, envie a sua confirmação, para o endereço eletrônico fcapez@terra.com.br, possibilitando o recebimento regular dos informativos do Professor Fernando Capez.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876189
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações92008
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/teorias-do-direito-penal-o-que-e-a-teoria-da-tipicidade-conglobante/1991460

Informações relacionadas

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Afinal, o que é a teoria da tipicidade conglobante?

Mayne Meneghel Cubero, Advogado
Artigoshá 4 anos

Teoria da Tipicidade Conglobante.

Doutor Penal, Advogado
Artigoshá 4 anos

Tipicidade conglobante - Eugênio Raul Zaffaroni e Pierangeli.

Marina Santoro Franco Weinschenker
Artigoshá 11 anos

O princípio da norma mais favorável e o da condição mais benéfica: relembre

Bruna Favaretto, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Direito Administrativo no Universo Jurídico

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Isso é simplesmente a aplicação de lógica deôntica : um comportamento não pode, ao mesmo tempo, ser obrigatório e proibido.
Some-se a isso a unidade do direito em dada ordem jurídica e se tem a mesma conclusão.

Falta registrar que normas de permissão constitucional também retiram a capacidade de fixação do fato típico. continuar lendo

Excelente. Sanou minhas dúvidas totalmente. continuar lendo

Excelente explicação! continuar lendo

Excelente explicação! ! continuar lendo