Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CIDH: Caso nº 29 - Comunidad Mayagna Sumo Awas Tingni Vs. Nicarágua

    há 14 anos

    Este caso foi apresentado à Corte Interamericana de Direitos Humanos pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos em 4 de Junho de 1998, tendo origem na demanda de nº 11.577, recebida na Secretaria da Comissão em 2 de Outubro de 1995. Em 4 de Junho de 1998 a Comissão apresentou a demanda à Corte invocando os artigos 50 e 51 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos (doravante"a Convenção"ou a"Convenção Americana") e 32 e segs do regramento da Corte. À Corte coube decidir se houve violação dos seguintes artigos da Convenção: 1 (Obrigação de Respeitar os Direitos), 2 (Dever de Adotar Disposições de Direito Interno), 21 (Direito à Propriedade Privada) e 25 (Proteção Judicial). A Comissão também pediu à Corte para declarar que o Estado é obrigado a estabelecer e implementar um procedimento legal para demarcar as terras da Comunidade, que se abstenham de fazer concessões na mesma até que emissão de posse seja resolvida e para indenizar a Comunidade. Finalmente, a Comissão pede que se condene a Nicarágua à pagar os custos e as despesas desse processo. Clique aqui para ler o inteiro teor da decisão!

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876170
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1598
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cidh-caso-n-29-comunidad-mayagna-sumo-awas-tingni-vs-nicaragua/2006686

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    O link da decisão deu fail continuar lendo