Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

O veto presidencial é absoluto? - Denise Cristina Mantovani Cera

há 14 anos

Não. No Brasil não existe veto absoluto, existindo a possibilidade da derrubada do mesmo. Todo veto é relativo, podendo ser rejeitado, em escrutínio secreto, pela maioria absoluta dos membros da Câmara dos Deputados e do Sentado Federal em sessão conjunta. CF/88, art. 66 .

4º - O veto será apreciado em sessão conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em escrutínio secreto.

5º - Se o veto não for mantido, será o projeto enviado, para promulgação, ao Presidente da República.

6º Esgotado sem deliberação o prazo estabelecido no 4º, o veto será colocado na ordem do dia da sessão imediata, sobrestadas as demais proposições, até sua votação final.

7º - Se a lei não for promulgada dentro de quarenta e oito horas pelo Presidente da República, nos casos dos 3º e 5º, o Presidente do Senado a promulgará, e, se este não o fizer em igual prazo, caberá ao Vice-Presidente do Senado fazê-lo.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876188
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações14209
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-veto-presidencial-e-absoluto-denise-cristina-mantovani-cera/2009685

Informações relacionadas

Gabriel Marques, Bacharel em Direito
Artigoshá 9 anos

Como funciona o veto do Presidente da República?

Advocacia e Concursos Jurídicos, Procurador e Advogado Público
Artigoshá 4 anos

É possível iniciativa popular de emenda à Constituição Federal?

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

O que é Administração Pública extroversa e introversa? Ariane Fucci Wady

STF - Veto presidencial não pode ser questionado por meio de mandado de segurança

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não é mais em escrutínio secreto:

§ 4º O veto será apreciado em sessão conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 76, de 2013) continuar lendo

Um veto não derrubado é um veto válido?Como funciona? continuar lendo

Então, de acordo com o que eu li aqui, quem tem o poder de aprovar e rejeitar leis é o congresso nacional. O presidente não tem esse poder. continuar lendo