Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Após 5 anos de aposentadoria por invalidez, o empregador pode rescindir o contrato do empregado? - Fábio Henrique Assunção de Paula

há 14 anos

Não, a suspensão do contrato de trabalho perdurará enquanto o empregado receber o benefício.

Fundamentação Legal : o artigo 475 da CLT preceitua:

"O empregado que for aposentado por invalidez terá suspenso o seu contrato de trabalho durante prazo fixado pelas leis de previdência social para a efetivação do benefício.

1º - Recuperando o empregado a capacidade para o trabalho e sendo a aposentadoria cancelada, ser-lhe-á assegurado o direito à função que ocupava ao tempo da aposentadoria, facultado, porém, ao empregador, o direito de indenizá-lo por rescisão do contrato de trabalho, nos termos do art. 477 e 478, salvo na hipótese de ser ele portador de estabilidade, quando a indenização deverá ser paga na forma do art. 497."

A despeito deste assunto o TST já se manifestou que mesmo após 5 anos o empregado terá direito de retornar ao trabalho ou ser dispensado com o recebimento das indenizações legais, conforme segue:

"Súmula 160 - Aposentadoria por Invalidez - Retorno ao Emprego - Indenização -Cancelada a aposentadoria por invalidez, mesmo após 5 (cinco) anos, o trabalhador terá direito de retornar ao emprego, facultado, porém, ao empregador, indenizá-lo na forma da lei."

Assim sendo, o contrato permanecerá suspenso enquanto durar o referido benefício.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876185
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações45188
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apos-5-anos-de-aposentadoria-por-invalidez-o-empregador-pode-rescindir-o-contrato-do-empregado-fabio-henrique-assuncao-de-paula/2048478

Informações relacionadas

Mariana Menezes, Advogado
Artigoshá 5 anos

Aposentado por invalidez tem direito ao recebimento das verbas rescisórias?

Daniel Cristiano Wegler, Advogado
Artigoshá 5 anos

A Aposentadoria por Invalidez e a Baixa na CTPS

Rafael Aires, Advogado
Notíciashá 3 anos

Aposentei por invalidez, peço demissão do emprego?

Genival de Oliveira, Advogado
Notíciashá 2 anos

Funcionário aposentado por incapacidade permanente pode ser demitido?

Claudia Pignata Alves Tertuliano, Advogado
Artigoshá 9 anos

Aposentadoria por invalidez - Idade Igual ou Superior a 60 anos

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa tarde.eu tenho 20 anos de empresa estou aposentado por invalidez.estou com 55 anos não tenho mais condições de trabalhar pela cirurgia que fiz eu sou vou Receber minha indenização quando Morrer.ja que com 60 anos não se faz mais perícia do INSS como receber meus diteitos da Empresa continuar lendo

Estou com um probleminha, um funcionário estava aposentado por invalidez de 2013 a 2015, perdeu a aposentadoria e só agora em 2021 apareceu na empresa, como deverei proceder ? Demissão por justa causa por abandono de emprego ? A empresa foi omissa por não acompanhar os tramites do INSS deste funcionário e teremos que arcar com todos o encargos desde o termino da aposentadoria em 2015 ?
Alguém poderia ajudar ? continuar lendo

Sou aposentada por invalidez, porque desconto imposto de renda, meu vencimento é de 2.400/mês, sou técnica de enfermagem,queria saber se, como o inss calculou meu vencimento pelo piso,o que fui informada,porque não tive o aumento do piso da categoria e, porque desconto imposto de renda? continuar lendo

Bom dia!
Sabemos que INSS não possui estrutura para confirmar determinadas doenças!

O empregar pode custear os exames em hospitais particulares e comprovar a inexistência da doença???? continuar lendo