Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Os princípios da precaução e da prevenção no direito ambiental se confundem? - Áurea Maria Ferraz de Sousa

    há 14 anos

    Nas lições do professor Fabiano Melo há quem entenda que se tratam de um mesmo princípio informador do direito ambiental, mas há também quem os distinga e a distinção que se faz é quanto à certeza do dano.

    O princípio da prevenção preocupa-se com aqueles danos que são certos, pois a partir de estudos já realizados, é possível concluir-se que determinada atividade, de alguma forma, é potencialmente danosa. Já o princípio da precaução trata do cuidado que se deve ter quando a atividade for de dano incerto ou desconhecido. Vale dizer, neste último caso, a Declaração do Rio orienta que, na dúvida, a opção deve ser pelo meio ambiente: in dubio pro natura.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876170
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações739
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/os-principios-da-precaucao-e-da-prevencao-no-direito-ambiental-se-confundem-aurea-maria-ferraz-de-sousa/2060793

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)