Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Quais são as quatro fases a que se submetem os tratados e convenções internacionais? - Andrea Russar Rachel

há 14 anos

Conforme leciona o professor Valério Mazzuoli, os tratados e convenções internacionais são atos solenes cuja conclusão requer a observância de uma série de formalidades rigorosamente distintas e sucessivas.

São quatro as fases pelas quais têm de passar os tratados solenes até sua conclusão: a) a das negociações preliminares; b) a da assinatura ou adoção, pelo Executivo; c) a da aprovação parlamentar ( referendum ) por parte de cada Estado interessado em se tornar parte no tratado; e, por fim, d) a da ratificação ou adesão do texto convencional, concluída com a troca dos instrumentos que a consubstanciam.

Antes da ratificação, todos os direitos e obrigações expressos no ato internacional ficam restritos às relações mútuas dos contratantes, não tendo se incorporado, ainda, no ordenamento jurídico interno desses mesmos Estados.

No Brasil, após a sua ratificação, o tratado, ainda, é promulgado por decreto do Presidente da República, e publicado no Diário Oficial da União. São etapas complementares adotadas pelo Estado brasileiro para que os tratados possam ter aplicabilidade e executoriedade internas.

Referência :

Direito Internacional Público Parte Geral, São Paulo, Ed. Revista dos Tribunais, 4ª ed., 2008.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876171
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações48067
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-sao-as-quatro-fases-a-que-se-submetem-os-tratados-e-convencoes-internacionais-andrea-russar-rachel/2064249

Informações relacionadas

Valdinar Monteiro de Souza, Advogado
Artigoshá 9 anos

Como são formados os tratados internacionais e como se realiza o processo de sua incorporação no ordenamento jurídico brasileiro

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

O STF adota a "tripla hierarquia dos Tratados Internacionais"?

Ceres Aires Cerqueira, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Tratados internacionais: processo de formação e a relação com o direito interno, mais especificamente no caso brasileiro

Geraldo Andrade, Advogado
Artigoshá 9 anos

Hierarquia dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos

Escola Brasileira de Direito, Professor
Artigoshá 6 anos

O que é Reserva no Direito Internacional?

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

nossa, ajudou muito. obrigado! continuar lendo

Obrigada pela postagem. Ajudou mto. continuar lendo