Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Em que se distinguem os institutos da servidão legal e o direito real de servidão? - Flavia Adine Feitosa Coelho

há 14 anos

O direito de servidão legal decorre dos direitos de vizinhança, que por si só são direitos que vizam dirimir conflitos que ocorram entre pessoas que estão exercendo seu direito de propriedade, daí compreender-se que o direito de propriedade é relativo, já que não pode ser exercido em detrimento de direito de propriedade de terceiro. Neste sentido temos como distinções entre o direito de vizinhança de servidão legal, e o direito real de servidão que:

1. A fonte das servidões legais é a lei, enquanto o direito real de servidão decorre da vontade das partes, conforme estas convencionam;

2. A servidão legal por decorrer da lei é pública e por essa razão não precisa de registro; enquanto o direito real de servidão precisa de registro para que produza efeitos quanto a terceiros.

3. A servidão legal é recíproca, ou seja, ambos os vizinhos gozam de vantagens e sofrem limitações. No direito real de servidão o titular do imóvel dominante tem vantagens e o titular do imóvel serviente tem limitações. Assim, não há reciprocidade de direitos e obrigações.

4. Por fim, a servidão legal tem interesse social, decorrendo de direito entre vizinhos. Sua finalidade é comunitária. Já o direito real de servidão visa atingir os direitos das partes, suas conveniências.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876187
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3995
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-que-se-distinguem-os-institutos-da-servidao-legal-e-o-direito-real-de-servidao-flavia-adine-feitosa-coelho/2068203

Informações relacionadas

Carlos Daniel da Paixão Araujo, Advogado
Artigoshá 4 anos

Da Passagem de Cabos e Tubulações (Direito de Vizinhança)

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

Diferença entre: penhor, hipoteca e anticrese

Artigoshá 9 anos

Direitos Reais - Servidão e usufruto

Direito de superfície: o que é, características, direitos e obrigações

Luiza Klein Haas, Advogado
Artigoshá 3 anos

Qual a diferença entre servidão de passagem e passagem forçada?

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom, simples e direto! continuar lendo