Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A contribuição especial é de competência exclusiva da União? - Daniel Leão de Almeida

    há 14 anos

    Primeiramente vale ressaltar que a contribuição especial é uma das cinco espécies de tributos previstos em nosso ordenamento jurídico. É de nosso conhecimento que, em regra, a contribuição especial é de capacidade legislativa exclusiva da União, como explicita o artigo 149 da Constituição Federal.

    Entretanto, em seu parágrafo 1º, a Constituição abre exceção a este poder de tributar em relação à contribuição especial, na medida em que oferece competência para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Contudo, essa exceção limita-se apenas à contribuição social previdenciária, pois a contribuição social para a Seguridade Social comporta Saúde, Previdência e Assistência Social, no qual, apenas a contribuição especial, para fins de previdência, é que pode ser instituída pelos quatros entes Federativos. Lembrando, ainda, que a alíquota da contribuição especial para custear o sistema previdenciário não poderá ser inferior à da contribuição dos servidores titulares de cargos efetivos da União.

    Art. 149, CF :

    Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art. 195, 6º, relativamente às contribuições a que alude o dispositivo.

    1º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão contribuição, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, do regime previdenciário de que trata o art. 40, cuja alíquota não será inferior à da contribuição dos servidores titulares de cargos efetivos da União.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876171
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13057
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-contribuicao-especial-e-de-competencia-exclusiva-da-uniao-daniel-leao-de-almeida/2084192

    Informações relacionadas

    Rafaeel Ferraz, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    O que são contribuições especiais?

    Gabriel Favarelli Ramos, Assentador de Canalização
    Artigoshá 7 anos

    Formas de Intervenção do Estado na Economia

    Pedro Igor, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Das Contribuições Especiais

    Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região TRT-10: XXXXX-78.2020.5.10.0002 DF

    Rodrigo Bordalo, Advogado
    Artigoshá 10 anos

    Responsabilidade ambiental e natureza “Propter rem”

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)