Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

O que se entende por contrato de gestão? - Joice de Souza Bezerra

há 14 anos

Em havendo necessidades específicas, o Poder Público pode contratar com terceiros. Tal contrato deverá seguir normas de direito público, sendo pluripartes (várias partes), formais (devendo obedecer a determinada formalidade), comutativos (havendo recíprocas compensações) e onerosos (pecuniários).

As espécies de contratos são: a) Contrato de obra pública (contrato de colaboração), b) Contrato de serviço (contrato de colaboração), c) Contrato de fornecimento (contrato de colaboração), d) Contrato de concessão, e) Contrato de gerenciamento e f) Contrato de gestão .

O Contrato de Gestão é, nos dizeres de Márcio Fernando Elias Rosa, in Direito Administrativo , 9ª edição, Ed. Saraiva, p.146 e ss., Contrato Administrativo pelo qual o Poder Público (contratante) instrumentaliza parceria com o contratado (entidade privada ou da Administração Pública indireta), constituindo autêntico acordo operacional, mediante o qual o contratante passa a ser destinatário de benefícios previstos em lei. Tal modalidade de contrato administrativo é meio de ampliação da autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da Administração direta e indireta, nos termos do artigo 37, CF, in verbis : CF - Art. 37, 8º A autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade, cabendo à lei dispor sobre: I - o prazo de duração do contrato;

II - os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes;

III - a remuneração do pessoal.

Em sendo firmado com entidade privada o Poder Público fixará metas a serem atingidas pela contratada, mediante concessão de benefícios. Caso seja firmado com entidade da Administração indireta, haverá sujeição às metas e liberação do controle exercido pela entidade estatal que a institui.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876187
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26588
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-contrato-de-gestao-joice-de-souza-bezerra/2090585

Informações relacionadas

Ivanil Moreira da Luz, Advogado
Artigoshá 6 anos

Contrato de Gestão

Artigoshá 7 anos

Você sabe a diferença entre termo de colaboração, termo de fomento e acordo de cooperação? Estes termos podem ser cobrados em concursos públicos?

Dirceu Barbosa Crispim, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Entidades paraestatais e suas organizações

Escola Brasileira de Direito, Professor
Artigoshá 6 anos

Quais são os 4 tipos de Entidades Paraestatais e como distingui-las?

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

O que consiste a teoria dos motivos determinantes?

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

poderia colocar exemplos para facilitar para quem esta tendo primeiro contato com a materia, aliás essa é uma das principais críticas que fasso aos livros de direito da atualidade:ausencia de exemplos praticos aliada a linguagem excessivamente prolixa torna os livros desinteressantes para quem esta dando os primeiros passos no direito. continuar lendo

Interessante, gostei bastante, estava buscando algo à semelhança deste para aplicação em meio privado. continuar lendo