Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Existe regulamentação legal para o contrato de factoring? - Fabrício Carregosa Albanesi

há 14 anos

Hoje no Brasil não possuímos nenhuma legislação sobre a regulamentação do contrato de factoring, portanto, a doutrina vem entendendo que deve se aplicar as regras atinentes à cessão de crédito do Código Civil (art. 286 e seguintes do CC).

Em que pese não haver uma lei específica regulamentando o assunto, temos a Lei Complementar 123/06, que em seu art. 17, traz o conceito de factoring, vejamos:

LC 123/06, art. 17 . Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do SIMPLES Nacional a microempresa ou a empresa de pequeno porte:

I que explore atividade de prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, gerenciamento de ativos (asset management), compras de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços (factoring);

Então podemos entender como contrato de factoring, o contrato em que ocorre a exploração de atividade de prestação cumulativa e contínua de serviços de acessória creditícia, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, e compras de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876185
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2978
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/existe-regulamentacao-legal-para-o-contrato-de-factoring-fabricio-carregosa-albanesi/2102558

Informações relacionadas

Leandro Calado, Programador de Internet
Artigoshá 5 anos

As Empresas de Fomento Mercantil (Factoring) e a Legislação Vigente no Brasil

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Nesses casos, as antecipações de recebíveis por parte das empresas de meios de pagamento, tais como Cielo e Rede, podem cobrar encargos financeiros como lhes convier, mesmo que extorsivos, como por exemplo 5,3% a.m.??? continuar lendo