Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

O que se entende por ação declaratória incidental? - Camila Andrade

há 14 anos

A ação declaratória incidental é uma nova demanda no processo em andamento. É um novo pedido feito pelo autor para transformar a questão prejudicial em questão principal, através da qual se constata uma cumulação de pedido ulterior. O intuito é fazer incidir os efeitos da coisa julgada sobre a questão incidental que se transformou em principal com a insurgência da ação declaratória incidental.

Tem previsão legal no artigo , do Código de Processo Civil:

Art. 5º. Se, no curso do processo, se tornar litigiosa relação jurídica de cuja existência ou inexistência depender o julgamento da lide, qualquer das partes poderá requerer que o juiz a declare por sentença.

Fonte :

Curso intensivo I da Rede de ensino LFG, aula 16ª, prof. Fredie Didier, ministrada em 11 de maio de 2009.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876161
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações45663
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-acao-declaratoria-incidental-camila-andrade/2134572

Informações relacionadas

Salomão Viana, Professor de Direito do Ensino Superior
Artigoshá 9 anos

Incidente processual e processo incidental. Você sabe fazer a distinção?

Lauro Chamma Correia, Operador de Direito
Artigoshá 7 anos

O Fim da Ação Declaratória Incidental e os Riscos da Surpresa Processual

Escola Brasileira de Direito, Professor
Artigoshá 7 anos

A exceção da verdade nos crimes contra a honra no Código Penal

Benigno Núñez Novo, Advogado
Artigoshá 4 anos

Definição e as espécies de recursos cíveis

Maressa Vogado, Advogado
Modeloshá 3 anos

Embargos de terceiro de boa-fé

15 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Acho que a explicação acima deveria ter ido além, com todo respeito, achei-a superficial por ter vislumbrado apenas autor e ter exagerado ao afirmar que o autor pretender transformar "questão prejudicial em principal".
Penso da seguinte forma:
1º A questão incidente é incidente, e não principal. Não há transformação de nada.
2º A solução da questão principal depende da solução da questão incidente. E esta não precisa suspender o curso do processo para ser solucionada, pois a resposta a ela pode vir junto com a sentença, portanto ao fim.
3ºExemplo: numa ação de alimentos pode o réu, e não autor, discutir a paternidade (a declaração da paternidade seria a questão incidente, sem que ela pretenda se transforme na principal, mas dela depende o julgamento da lide principal, afinal, se não sou o pai, não posso, em tese, pagar a pensão).
4ºConcordo que a fonte é mesmo o art. do CPC/73, que pra mim é claro ao afirmar que questão prejudicial pode ser requerida por qualquer das partes, para que seja solucionada e declarada por sentença se, se e somente se, o julgamento da lide PRINCIPAL dela depender. continuar lendo

De fato, colega, achei sua explicação melhor do que a da Rede LFG. Obrigado. continuar lendo

Agora compreendi, com a explicação do Anderson.
Obrigado continuar lendo

Apenas para complementar, há situações em que a declaração incidental suspenderá o processo. Como por exemplo, na demanda de alimentos em que o alimentando (réu) alega não ser o pai, e o alimentado apresenta ação declaratório incidental.
No caso acima, suspende-se o processo. Inteligência do art. 265, inciso IV, alínea "c" do CPC. continuar lendo

ótima explicação.Parabéns pela explanação continuar lendo

Ótimo!! continuar lendo

ótimo continuar lendo

Nesse tipo de ação é salutar ressaltar que o autor "poderá" "estender a coisa julgada material" com o aproveitamento da demanda em andamento. Vale dizer, com o manejo da ação declaratória incidental, cristaliza-se o debate acerca de determinada relação jurídica trazendo melhor comodidade para as partes e maior segurança jurídica acerca de determinada questão prejudicial. É pouco utilizada essa ação pelos profissionais do direito. Todavia, trata-se de poderosa ferramenta processual para a correta solução de uma lide. continuar lendo