Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O que se entende por sujeito pródigo? - Valdirene Aparecida dos Santos

    há 14 anos

    O pródigo é aquele que dilapida de forma imoderada seus bens e dinheiro colocando em risco ou a efetiva perda de seu patrimônio.

    Diante deste ato compulsivo, os pródigos podem ser interditados judicialmente tendo alterada sua capacidade civil para relativamente capaz mediante sentença judicial transitada em julgado.

    O Código Civil prevê o pródigo no dispositivo que cuida dos relativamente incapazes:

    Art. 4º São incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer:

    (...)

    IV - os pródigos.

    Ao ser declarado relativamente incapaz, será nomeado um curador para administração de seus bens, conforme dispõe o mesmo Código:

    Art. 1.767. Estão sujeitos a curatela:

    (...)

    V - os pródigos.

    Art. 1.782. A interdição do pródigo só o privará de, sem curador, emprestar, transigir, dar quitação, alienar, hipotecar, demandar ou ser demandado, e praticar, em geral, os atos que não sejam de mera administração.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876161
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28463
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-sujeito-prodigo-valdirene-aparecida-dos-santos/2147094

    Informações relacionadas

    Gabriella Costa, Estudante
    Artigoshá 8 anos

    Os Pródigos e a interdição por prodigalidade

    Artigoshá 2 anos

    Breves considerações sobre os pródigos

    Thamara Jardes, Advogado
    Modeloshá 8 anos

    [Modelo] Ação de interdição com pedido de curatela provisória em tutela de urgência

    Paola da Costa Nunes, Advogado
    Artigosano passado

    Como diferenciar a incapacidade civil absoluta e relativa.

    Galvão & Silva Advocacia, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    8 pontos sobre Interdição Judicial: conceito, causas, e características

    4 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Por motivos de estudo precisei entender o significado jurídico do termo "Pródigo" e por contta na pesquisa no google entrei nessda página, acreditando eu que está seria esaclarecedora por ser tratar de uma empresa conhecida.
    Mas NÂO!
    Mais uma amostra da falta de noção e dmonstração de que nao há a menor intenção de auxiliar a populaçãi ( lembrnado que as leias foram criadas para guardar o povo e seus direitos assim como seus deveresI.
    Porem pessoas graduadas como é o caso de quem fingiu esclarecer o termo acima se acham empossadas da verdade por falar de forma prolixa e parabólica . Deveria usar sua formação para esclarecer . Pois penso que a maior parte das pessoas que aqui acessam não tem a menor noção dessa linguagem destoada da realidade brasileira, salvo para o legislativo e judidiário que a usam para continuar com abrindo mão de suas obrigações e mantendo esses políticos mediocres, que não tem conhecimento tecnico pára atuarem porem são esses mesmos políticos que perpetuam seus salarios milionários e benefícios suntuosos vindos diretamente do povo por meio de seus impoistos. Acorda! continuar lendo

    Querida. o site se chama "jusbrasil", o objetivo dele é levar conteúdo diretamente à pessoas que estudam ou são formados em carreira jurídica. Sou estudante e o artigo está bastante compreensível. Aliás, são essas as palavras utiizadas pela própria lei para abordar o assunto. continuar lendo

    Meu bem, você não estava a procura de um significado jurídico para o termo?

    Então por que reclamas? Falou um monte de asneira, sem nexo, contradizendo-se, e demonstrando estar escancaradamente perturbada. Talvez se tu conservastes esta mesma energia para revertê-la em favor da compreensão do texto, perceberia quanto o artigo foi sucinto, explicativo e preciso.

    Fica bem! continuar lendo

    Interdição é o ato que retira de determinada pessoa a possibilidade de administrar seus bens e direitos de decidir sobre sua vida civil. Quando determinada a interdição por um juiz, o mesmo nomeará um curador ou tutor, sempre buscando a melhor condição de vida para o interditado. continuar lendo