Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    É cabível habeas corpus preventivo para não se submeter ao teste do bafômetro? - Aparecido da Silva Bitencourt

    há 14 anos

    Somente é cabível o habeas corpus preventivo em casos em que haja fundado receio de que o paciente possa vir a sofrer coação ilegal a seu direito de ir, vir e permanecer. Entretanto, com o advento da lei 11.705/08, conhecida como a lei seca que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, adotou o ordenamento uma ação mais enérgica contra aqueles que costumam dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas, tendo os mesmos que se submeter ao teste do bafômetro.

    Não se pode, todavia, considerar como fundado receio o simples temor de, ocasionalmente, ter o condutor que se submeter ao mencionado teste.

    Neste sentido, vale destacar o parecer do Subprocurador-Geral da República Wagner Natal Batista no AgRg no Recurso em Habeas Corpus Nº 25.118 - MG, RECURSO EM HABEAS CORPUS PREVENTIVO. CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO. TESTE DO BAFÔMETRO. SALVO CONDUTO. IMPETRAÇAO CONTRA LEI EM TESE. CONSTRANGIMENTO ILEGAL NAO DEMONSTRADO. 1. Não se concede habeas corpus se inexistente qualquer lesão ou ameaça concreta de lesão ao direito de locomoção do paciente. 2. O habeas corpus preventivo não alcança situações de mera expectativa da prática de delito, mas tem lugar diante de elementos bastantes à certeza da ilegalidade iminente, relativos, por certo, ao fato-crime em apuração. Precedentes. 3. Parecer pelo desprovimento do recurso.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876170
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações123
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-cabivel-habeas-corpus-preventivo-para-nao-se-submeter-ao-teste-do-bafometro-aparecido-da-silva-bitencourt/2182298

    Informações relacionadas

    Artigoshá 9 anos

    Aprenda Passo a Passo Como Fazer a sua Defesa ou Recurso de Multa de Trânsito!

    Marcelo Bras, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Você sabe seus direitos, caso seja abordado em uma blitz da Lei Seca?

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Não cabe habeas corpus preventivo pelo simples temor de se submeter ao teste do bafômetro (Inf 425)

    Erica Avallone, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Contraprova na multa do Bafômetro

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)