Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

É possível abrir mão da licença maternidade em casos de adoção? - Fábio Henrique Assunção de Paula

há 14 anos

Não. Desde o momento que houve equiparação de filhos naturais com os filhos adotados, a extensão dos direitos se deu da mesma forma.

A licença maternidade é direito indisponível, logo, não é passível de negociação. Até porque o responsável por tal pagamento não é o empregador, mas sim a previdência, em outras palavras não estamos tratando de um direito trabalhista mas sim previdenciário. PREVIDENCIÁRIO - SALÁRIO-MATERNIDADE - MAE ADOTIVA - CABIMENTO 1. A Lei 10.421, de 15 de abril de 2002, estendeu à mãe adotiva o direito à licença-maternidade e ao salário-maternidade. 2. Sendo a autora segurada da previdência social e tendo ela obtido a guarda judicial para fins de adoção de criança com até um ano de idade, lhe é devido o benefício do salário-maternidade pelo período de 120 dias consistente numa renda mensal igual a sua remuneração integral, conforme disposto no artigo 72 da Lei 8.213/91. 3. Mesmo antes de aprovada a Lei que concedeu o direito ao salário-maternidade à mãe adotante, já era pacífico na jurisprudência desta corte tal extensão, tendo em vista o fim que rege o benefício, não só em relação à parturiente, mas em prol da própria criança e seu necessário convívio com a família em seus primeiros meses de vida. Para tal objetivo não se vislumbra qualquer diferença entre filhos adotivos ou não-adotivos. ( TRF-4ª R. - Proc. 2002.71.11.000583-2 - 5ª T. - Rel. Des. Fed. Antonio Albino Ramos de Oliveira - DJU 08.01.2003 - p. 268 )

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876190
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6863
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-abrir-mao-da-licenca-maternidade-em-casos-de-adocao-fabio-henrique-assuncao-de-paula/2189777

Informações relacionadas

Victor Barros de Sousa, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

Os efeitos da licença-maternidade nos contratos de trabalho

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

Prazo da licença-adotante deve ser obrigatoriamente o mesmo da licença-maternidade

Gustavo Nardelli Borges, Advogado
Artigoshá 5 anos

O princípio da indisponibilidade dos direitos trabalhistas

Edgar Yuji Ieiri, Advogado
Artigoshá 7 anos

Estou grávida e minha empresa fechou/irá fechar: quais são meus direitos ?

Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região
Jurisprudênciahá 3 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região TRT-23 - Recurso Ordinário Trabalhista: ROT XXXXX-06.2019.5.23.0081 MT

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

E se a empregada, já sabendo que está grávida, pedir demissão? Ela pode abrir mão do direito de estabilidade neste caso? E qual a responsabilidade do empregador? Ele pode conceder a dispensa solicitada pela empregada uma vez já conhecida sua situação de gestante? continuar lendo