Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Quais os efeitos de uma decisão proferida em reclamação constitucional? - Denise Cristina Mantovani Cera

    há 14 anos

    De acordo com o Professor Fredie Didier Jr. e Leonardo José Carneiro da Cunha: A reclamação constitucional é uma ação de competência originária de tribunal, prevista na Constituição Federal e nas Constituições Estaduais, que tem o objetivo de preservar a competência e garantir a autoridade das decisões destes tribunais.

    Uma decisão proferida em uma reclamação constitucional tem por efeitos a cassação (sem necessidade de o órgão inferior proferir outra) ou a avocação dos autos, para observância da competência do tribunal. A reclamação constitucional não provoca a anulação ou reforma da decisão exorbitante.

    Referência :

    DIDIER JR., Fredie e CUNHA, Leonardo José Carneiro da. Curso de Direito Processual Civil. 7ª ed. Salvador/BA: Editora Juspodivm, 2009, v. 3, p. 459 e 461.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876185
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4080
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-os-efeitos-de-uma-decisao-proferida-em-reclamacao-constitucional-denise-cristina-mantovani-cera/2228563

    Informações relacionadas

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Reclamação Constitucional e seus reflexos no Novo CPC

    Gisele Leite, Professor de Direito do Ensino Superior
    Artigoshá 8 anos

    Considerações sobre a Reclamação Constitucional e o CPC/2015

    Luiz Fernando Pereira Advocacia, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    O Instituto da Reclamação no Novo Código de Processo Civil de 2015

    (Modelo) Reclamação Constitucional - caso prático faculdade - Constitucional.

    Conselho Nacional de Justiça
    Notíciashá 12 anos

    Tribunais Superiores: Quais são? O que fazem?

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Uma decisão proferida em uma reclamação constitucional tem por efeitos a cassação (sem necessidade de o órgão inferior proferir outra) ou a avocação dos autos, para observância da competência do tribunal. A reclamação constitucional não provoca a anulação ou reforma da decisão exorbitante. Ora, se é reconhecida a usurpação de competência do Supremo Tribunal Federal não é possível que coexistam no mesmo ordenamento decisões conflitantes; desta feita, por óbvio, como consequência natural da decisão proferida pela Corte competente, a decisão exorbitante deixa de existir. É a eficácia preclusiva pan-processual. continuar lendo