Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Qual a natureza jurídica das aeronaves? - Caroline Silva Lima

    há 14 anos

    As aeronaves possuem a natureza jurídica de bens móveis, ao passo que podem ser transportadas de um local para outro sem destruição de sua substância, apresentando, contudo, aspectos próprios de bens imóveis. Assim são classificadas por alguns autores como bens móveis sui generis .

    O Código Brasileiro Aeronáutico, em seu artigo 106 dispõe sobre aeronaves e as define da seguinte maneira:

    Art. 106. Considera-se aeronave todo aparelho manobrável em vôo, que possa sustentar-se e circular no espaço aéreo, mediante reações aerodinâmicas, apto a transportar pessoas ou coisas.

    Parágrafo único. A aeronave é bem móvel registrável para o efeito de nacionalidade, matrícula, aeronavegabilidade (artigos 72, I, 109 e 114), transferência por ato entre vivos (artigos 72, II e 115, IV), constituição de hipoteca (artigos 72, II e 138), publicidade (artigos 72, III e 117) e cadastramento geral (artigo 72, V). (Grifo nosso)

    Quanto à legislação aplicável às aeronaves em caso de ocorrência de delito em seu interior, o Código Penal Brasileiro será aplicado sempre que o crime ocorrer em aeronave pública brasileira (Art. , , Código Penal Brasileiro), quando no território de origem ou em território estrangeiro bem como no caso de prática de ilícito penal dentro de aeronave privada estrangeira que se encontre em território nacional, seja sobrevoando, em aeroportos ou no solo (Art. , II, c, Código Penal Brasileiro).

    Nos casos de ilícito penal ocorrido em aeronave pública estrangeira, a legislação do país de sua nacionalidade lhe será aplicada.

    Tratando-se de aeronave privada brasileira, a previsão contida no Código Penal Brasileiro, em seu artigo , é a de aplicação da legislação pátria quando se encontrar no território nacional. Achando-se esta, contudo, em território estrangeiro, ensina o professor Mazzuoli, serão aplicadas as leis do país no qual se encontrar.

    Referência :

    MAZZUOLI, Valerio de Oliveira. Cursos de direito internacional público . 3. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876195
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8290
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-a-natureza-juridica-das-aeronaves-caroline-silva-lima/2234125

    Informações relacionadas

    Erick Augusto Germano Silva, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Os Navios e as Aeronaves são bens móveis ou imóveis?

    Douglas Gabriel Domingues Neto, Advogado
    Artigoshá 2 meses

    Convenção Brasil-Uruguai: tributação da renda de rendimentos imobiliários e de lucros de empresas

    Daniela Cabral Coelho, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Resumão sobre bens

    Artigoshá 5 anos

    O princípio da fungibilidade aplicado as Ações Possessórias

    Thassio Silva, Advogado
    Artigosano passado

    Direito Civil - O que é Termo?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)