Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Qual é o procedimento para efetuar arquivamento de inquérito policial na justiça estadual? - Ricardo Avelino Carneiro

    há 14 anos

    A solicitação do arquivamento deve ser efetuada por Promotor de Justiça, cabendo ao Juiz, primeiramente, decidir sobre o seu arquivamento ou não, entendendo de forma diversa enviará o inquérito policial ao Procurador-Geral de Justiça do Estado, que decidirá sobre o arquivamento, novas diligências ou oferecimento da ação penal.

    Nesse sentido, dispõe o artigo 28 do Código de Processo Penal.

    Art. 28. Se o órgão do Ministério Público, ao invés de apresentar a denúncia, requerer o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer peças de informação, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razões invocadas, fará remessa do inquérito ou peças de informação ao procurador-geral, e este oferecerá a denúncia, designará outro órgão do Ministério Público para oferecê-la, ou insistirá no pedido de arquivamento, ao qual só então estará o juiz obrigado a atender.

    Podemos concluir que a decisão final sobre o arquivamento ou não do inquérito policial pertencerá ao Procurador-Geral do Estado, que oferecerá denúncia ou designará outro membro da instituição para dar continuidade. Essa delegação efetuada pelo Chefe do parquet é conhecida como longa manus do Procurador.

    Fontes :

    OLIVEIRA, Eugênio Pacelli de. Direito Processua Penal ;

    Aula Intensivo II da Rede de Ensino LFG, Direito Processual Penal, Prof. Renato Brasileiro, dia 12.08.09.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876188
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações53257
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-e-o-procedimento-para-efetuar-arquivamento-de-inquerito-policial-na-justica-estadual-ricardo-avelino-carneiro/2249826

    Informações relacionadas

    Doutor Penal, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Arquivamento do Inquérito policial e a prescindibilidade da atuação do magistrado (Novo artigo 28 do CPP-Lei n° 13.964/2019)

    Daniela Cabral Coelho, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Arquivamento e desarquivamento do Inquérito policial - Resumo

    Dr Francisco Teixeira, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Quem pode arquivar inquérito policial?

    ContratoRecurso Blog, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Defesa Prévia com Pedido de Arquivamento

    Mariana Oliveira, Estudante de Direito
    Modelosano passado

    arquivamento

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Quando,um advogado gratuito renúncia o processo.
    E não entra outro no processo.
    O que acontece. continuar lendo

    Pq um processo e arquivado se nao teve aldiencia continuar lendo

    Boa noite, Gostaria de saber se posso , como Vítima , pedir o Arquivamento de um Inquérito Criminal por Crime Ambiental que se encontra em fase de instrução na Delegacia de Polícia e que foi aberto a partir de minha Manifestação junto a Promotoria Civil de Meio Ambiente que , após a constatação do Crime Ambiental , encaminhou o pedido a Promotoria Criminal para abertura , paralelamente, do referido Inquérito Criminal. Como o Investigado já resolveu e cessou o Crime Ambiental , decidi suspender este Inquérito Criminal. Posso suspender o Inquérito Criminal ? Obrigado continuar lendo