Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Quais são as exceções ao princípio da irretroatividade tributária? - Denise Cristina Mantovani Cera

    há 14 anos

    O princípio da irretroatividade tributária está previsto no artigo 150, III, a, da Constituição Federal de 1988, que dispõe:

    Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: (...) III - cobrar tributos: a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado;

    Assim, a lei tributária não se aplica a fatos geradores anteriores à data de sua publicação, ou seja, a lei atinge somente fatos presentes e futuros.

    O princípio da irretroatividade tributária possui duas exceções previstas no artigo 106 do Código Tributário Nacional:

    a) A lei tributária retroagirá quando for interpretativa. Lei tributária interpretativa é aquela promulgada para explicar uma lei anterior. A lei deve ser materialmente interpretativa.

    b) A lei tributária retroagirá quando for mais benéfica para o contribuinte em matéria de infração, desde que o ato não tenha sido definitivamente julgado . Neste caso existem duas condições: lei mais benéfica e matéria de infração, e um pressuposto: ato não definitivamente julgado. Lei tributária mais benéfica em relação a pagamento de tributos não retroage. CTN, Art. 106. A lei aplica-se a ato ou fato pretérito: I - em qualquer caso, quando seja expressamente interpretativa, excluída a aplicação de penalidade à infração dos dispositivos interpretados; II - tratando-se de ato não definitivamente julgado: a) quando deixe de defini-lo como infração; b) quando deixe de tratá-lo como contrário a qualquer exigência de ação ou omissão, desde que não tenha sido fraudulento e não tenha implicado em falta de pagamento de tributo; c) quando lhe comine penalidade menos severa que a prevista na lei vigente ao tempo da sua prática.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876147
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46382
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-sao-as-excecoes-ao-principio-da-irretroatividade-tributaria-denise-cristina-mantovani-cera/2418042

    Informações relacionadas

    Profª Francys Balsan, Bacharel em Direito
    Artigoshá 8 anos

    Resumo: Princípio da Irretroatividade Tributária

    Carlos Andre  Donnici Sion, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Lei Nº 13.728 DE 2018. Irretroatividade da Lei? Entenda

    Artigoshá 10 anos

    O princípio da Legalidade Tributária e suas exceções

    Daniel Maidl, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Lei Tributária posterior pode retroagir para beneficiar o não pagamento de tributo?

    Profª Francys Balsan, Bacharel em Direito
    Artigoshá 8 anos

    Resumo: Princípio da Anterioridade do Exercício Financeiro Seguinte e Nonagesimal

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Faltou a 3a excesso: Poderá retroagir norma nova que venha instituir ou estabelecer novos critérios de fiscalização e/ou proporcionar ao crédito tributário nova classificação. Tal fundamento encontra se esculpido no art. 144, parágrafo 1º do CTN. (Fonte : livro , Série 1º e 2º fases da OAB - Guilherme Pedrozo da Silva - 2a edição) continuar lendo