Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Espiritualização de bens jurídicos na dogmática penal - Joaquim Leitão Júnior

    há 13 anos

    Espiritualização de bens jurídicos na dogmática penal

    Primeiramente, de acordo com o Professor Cleber Masson, os bens jurídicos são valores ou interesses relevantes para a manutenção e o desenvolvimento do indivíduo e da coletividade, e por essa razão merecedores de tutela penal. No âmbito de uma teoria constitucional do Direito Penal, só podem ser incriminadas as condutas atentatórias a bens consagrados na Constituição Federal.

    O conceito de bem jurídico sempre teve relação com a pessoa humana. Por consequência, a tipificação de crimes sempre esteve relacionada à proteção de bens jurídicos inerentes ao indivíduo, sejam estes bens lesionados (crimes de dano) ou expostos a efetivo perigo (crimes de perigo concreto).

    Havia, portanto, uma MATERIALIZAÇAO dos bens jurídicos. Entretanto, com o passar dos tempos, percebeu-se que esta proteção penal, que aguardava o dano para depois punir, era insuficiente. O Direito Penal deveria se antecipar (antecipação da tutela penal), com o fim de combater condutas difusas e perigosas, que se não evitadas acabariam resultando em danos às pessoas. Exemplificando esta nova tendência, pune-se crimes ambientais porque a proteção do meio ambiente traz benefícios às pessoas em geral, e um meio ambiente desequilibrado é prejudicial à vida e à saúde dos seres humanos, ainda que reflexamente.

    Desta forma, conclui o Professor Cleber Masson que, modernamente, é possível se falar em DESMATERIALIZAÇAO dos bens jurídicos (vida e saúde dos seres humanos), ainda que reflexamente, também conhecida como LIQUEFAÇAO ou, na linguagem de Roxin, ESPIRITUALIZAÇAO de bens jurídicos.

    Fonte:

    http://twitter.com/clebermasson

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11417
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/espiritualizacao-de-bens-juridicos-na-dogmatica-penal-joaquim-leitao-junior/2469584

    Informações relacionadas

    Introdução crítica ao direito penal brasileiro

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 5 anos

    O que é a espiritualização do bem jurídico?

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Súmula 442 do STJ: flagrante violação ao princípio da proporcionalidade

    Leonardo Aguiar, Juiz Federal
    Artigoshá 8 anos

    Princípio da Exclusiva Proteção dos Bens Jurídicos

    Renata Enjyogi, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Quebra de decoro parlamentar

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)