Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    COMENTÁRIOS: Poder constituinte - Áurea Maria Ferraz de Sousa

    há 13 anos

    Como citar este artigo: SOUSA, Áurea Maria Ferraz de. Poder constituinte . Disponível em http://www.lfg.com.br - 30 de dezembro de 2010.

    De acordo com o princípio da Supremacia temos que a Constituição de um Estado é um conjunto de normas fruto do exercício do poder constituinte que, por sua vez, tem sua origem na soberania popular. Daí porque o poder constituinte seria o poder supremo do Estado e, por consequência, a Constituição só poderia ser a norma suprema do ordenamento jurídico, tornando-se, assim, o fundamento de validade de todas as outras normas deste ordenamento. Note-se, por oportuno, a relevância do poder constituinte.

    Na Constituição Federal de 1988 há menção a este poder supremo no parágrafo único do artigo , in verbis :

    Art. 1º. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    (...)

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. (Destacamos)

    Vale dizer, o poder constituinte originário é aquele que legitima a elaboração de uma Constituição. Tradicionalmente há duas correntes que indicam qual é a natureza do poder constituinte originário. A primeira, positivista, entende que se há um poder que dá origem à Constituição e sendo esta a norma suprema de um ordenamento, o poder constituinte estaria fora do ordenamento e, portanto, seria um poder político. Resumidamente, estando fora do direito, não seria um poder natural ou político. Contrariamente, os jusnaturalistas, pregam a existência de um direito natural superior ao poder constituinte originário, sendo assim, originário de um direito natural, é um poder de direito ou jurídico.

    A ideia central que deve ser observada, de pronto, é que o poder constituinte é aquele responsável pela Constituição, sendo que o poder constituinte originário é aquele que se incumbe da elaboração da Lei Maior. Deste extraem-se todas as demais classificações de poder constituinte, quais sejam:

    1. poder constituinte originário

    2. poder constituinte derivado

    - poder constituinte derivado decorrente

    - poder constituinte derivado reformador

    - poder constituinte derivado revisor

    Poder constituinte derivado decorrente : responsável pela elaboração das constituições dos estados membros ( Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição ).

    Poder constituinte derivado reformador : através do qual se faz a reforma da Lei Maior ( Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da República; III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros ).

    Poder constituinte derivado revisor: responsável pela revisão da Constituição Federal, que já foi feita ( Art. 3º, ADCT: A revisão constitucional será realizada após cinco anos, contados da promulgação da Constituição, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão unicameral ).

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876162
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações728
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comentarios-poder-constituinte-aurea-maria-ferraz-de-sousa/2523070

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)