Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Qual é o juízo competente para a ação de falência? - Denise Cristina Mantovani Cera

há 13 anos

A Lei 11.101 de 2005 disciplina a recuperação judicial, a recuperação extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, e seu artigo preceitua que:

Art. 3º É competente para homologar o plano de recuperação extrajudicial, deferir a recuperação judicial ou decretar a falência o juízo do local do principal estabelecimento do devedor ou da filial de empresa que tenha sede fora do Brasil. (Destacamos)

Há uma divergência na doutrina acerca do que é o local do principal estabelecimento.

Uma primeira corrente diz que o estabelecimento principal é a sede estatutária ou contratual, ou seja, é a sede definida no contrato ou no estatuto social. A segunda posição fala que é a sede administrativa, local onde ocorre a administração da atividade comercial. Porém, a corrente majoritária é no sentido de que o principal estabelecimento é aquele que tem o maior complexo de bens, adotando um critério econômico, e evitando fraudes.

O Superior Tribunal de Justiça entende que o local do principal estabelecimento é o centro vital das principais atividades do devedor.

Neste sentido, STJ/CC 37736 / SP - Julgamento em 11/06/2003:

Ementa. Processo civil. Competência. Conflito positivo. Pedidos de falência e de concordata preventiva. Principal estabelecimento. Centro das atividades . Competência absoluta. Prevenção. Juízo incompetente. Sentença de declaração de falência prolatada por juízo diverso daquele em que estava sendo processada a concordata. Pedido de falência embasado em título quirografário anterior ao deferimento da concordata. Nulidade da sentença.

- O juízo competente para processar e julgar pedido de falência e, por conseguinte, de concordata é o da comarca onde se encontra "o centro vital das principais atividades do devedor" , conforme o disposto no art. da Lei de Falencias (Decreto-Lei n. 7.661/45) e o firme entendimento do Superior Tribunal de Justiça a respeito do tema.

- A competência do juízo falimentar é absoluta. (...) (Destacamos)

Fonte:

Curso Intensivo II da Rede de Ensino LFG Professor Alexandre Gialluca.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876173
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações49191
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-e-o-juizo-competente-para-a-acao-de-falencia-denise-cristina-mantovani-cera/2533755

Informações relacionadas

Anna Morais, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

Processo de Falência: Requisitos para Ação Falimentar

Jus Vigilantibus
Notíciashá 12 anos

Pedido de falência em comarca errada impõe deslocamento da recuperação de todo o grupo de empresas

Rodrigo Spinelli, Advogado
Artigoshá 11 meses

Local de ajuizamento da Recuperação Judicial. Estabelecimento Principal. Interpretação do Art. 3º Da Lei 11.101/2005.

Luisa Bisceglia, Estudante de Direito
Artigoshá 9 anos

Efeitos da Decretação da Falência

Isabel Silva, Bacharel em Direito
Artigoshá 4 anos

Falência: Requisitos para decretação

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

alguém sabe informar, como se determina a competência jurisdicional para conhecer o pedido da falência ? continuar lendo

Excelente! continuar lendo