Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    É possível a transação penal nos crimes ambientais? - Denise Cristina Mantovani Cera

    há 13 anos

    Sim. Prevista no artigo 76 da Lei 9.099/95, o instituto da transação penal consiste em um acordo celebrado entre o representando do Ministério Público e o autor do fato, pelo qual o primeiro propõe ao segundo uma pena alternativa (não privativa da liberdade), dispensando-se a instauração do processo. Amparado pelo princípio da oportunidade ou discricionariedade limitada, o instituto consiste na faculdade de o órgão acusatório dispor da ação penal, ou seja, não promovê-la sob certas condições, atenuando o princípio da obrigatoriedade, que, assim, deixa de ter valor absoluto.

    Lei 9.099/95, Art. 76. Havendo representação ou tratando-se de crime de ação penal pública incondicionada, não sendo caso de arquivamento, o Ministério Público poderá propor a aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multas, a ser especificada na proposta.

    (...)

    Nos crimes ambientais, o instituto da transação penal está previsto no artigo277 da Lei9.6055/98. Mas, somente é possível se houver prévia composição do dano civil ambiental. A composição civil é mais um requisito para a transação penal nos crimes ambientais, o que não ocorre na Lei 9.099/95.

    Lei 9.605/98, Art. 27. Nos crimes ambientais de menor potencial ofensivo, a proposta de aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multa, prevista no art. 76 da Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, somente poderá ser formulada desde que tenha havido a prévia composição do dano ambiental, de que trata o art. 74 da mesma lei, salvo em caso de comprovada impossibilidade.

    Lei 9.099/95, Art. 74 . A composição dos danos civis será reduzida a escrito e, homologada pelo Juiz mediante sentença irrecorrível, terá eficácia de título a ser executado no juízo civil competente.

    A composição do dano ambiental é o compromisso formal de reparar o dano, não sendo a efetiva reparação. A reparação pode levar anos a ser concluída.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876189
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21729
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-a-transacao-penal-nos-crimes-ambientais-denise-cristina-mantovani-cera/2536807

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 13 anos

    É possível a suspensão condicional do processo em crimes ambientais? - Denise Cristina Mantovani Cera

    ⚖ Bruno Lauar Scofield ⚖, Advogado
    Modelosano passado

    Embargos a Execução por Negativa Geral - Curador Especial - Dativo Constituido

    Rafael Fernandes Titan, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    A Lei de Crimes Ambientais no Direito Processual Penal Brasileiro

    Alice Bianchini, Advogado
    Artigoshá 12 anos

    Sujeição passiva e lei maria da penha: a lei maria da penha sempre será aplicada quando a mulher for vítima?

    Valor da Multa Ambiental obedece o mínimo de R$ 50,00

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Qual a melhor maneira de um fazendeiro que teve sua terra invadida por alheio que causou dano ambiental, e mesmo representando o MP em audiência oferece a transação penal sem observar a prévia composição dos danos ato que foi convalidado pelo juiz, estipulando uma doação irrelevante ao dano causado? continuar lendo