Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O que se entende pela expressão: prática in officio e prática propter officium? - Áurea Maria Ferraz de Sousa

    há 13 anos

    São expressões intimamente relacionadas com o tema imunidade parlamentar. De acordo com Constituição Federal, Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

    Trata-se de imunidade material conferida aos parlamentares. Há ainda a imunidade formal , que se relaciona com o processamento, à prisão, ao foro privilegiado e ao dever de testemunhar de deputados, senadores e vereadores (a estes estendida pelo princípio da simetria).

    A expressão é comumente utilizada na jurisprudência do STF para designar o nexo funcional, ou seja, que haverá imunidade se a prática do parlamentar guardar conexão com o desempenho do mandato ( prática in officio ) ou for em razão dele ( prática propter officium ).

    Veja-se trecho da ementa de recente julgado, AI 631.276/SP, rel. Min. Celso de Mello, julgado em 01.02.2011:

    EMENTA: VEREADOR. IMUNIDADE PARLAMENTAR EM SENTIDO MATERIAL: INVIOLABILIDADE (CF, art. 29, VIII). DISCURSO PROFERIDO POR VEREADOR NA TRIBUNA DA CÂMARA MUNICIPAL À QUAL SE ACHA VINCULADO. IMPOSSIBILIDADE DE RESPONSABILIZAÇAO PENAL E CIVIL DO MEMBRO DO PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO. PRESSUPOSTOS DE INCIDÊNCIA DA GARANTIA CONSTITUCIONAL DA IMUNIDADE PARLAMENTAR. PRÁTICA IN OFFICIO E PRÁTICA PROPTER OFFICIUM . RECURSO IMPROVIDO.

    - A garantia constitucional da imunidade parlamentar em sentido material (CF, art. 29, VIII, c/c o art. 53, caput) exclui a responsabilidade civil (e também penal) do membro do Poder Legislativo (Vereadores, Deputados e Senadores), por danos eventualmente resultantes de manifestações, orais ou escritas, desde que motivadas pelo desempenho do mandato (prática in officio) ou externadas em razão deste (prática propter officium).

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876188
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6495
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-pela-expressao-pratica-in-officio-e-pratica-propter-officium-aurea-maria-ferraz-de-sousa/2559289

    Informações relacionadas

    PIMENTA E SILVEIRA ADVOCACIA, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Abuso, Excesso, Desvio de Poder e Improbidade Administrativa

    Edson Marcos Morozini Júnior, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    O desvio de finalidade como elemento de invalidação de ato da administração pública

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 12 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AG.REG. NO AGRAVO DE INSTRUMENTO: AI XXXXX CE

    Wagner Francesco ⚖, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Você sabe a diferença entre Imunidade Parlamentar Material e Formal?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)