Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O nascituro está incluído no conceito de indenizações por morte, para fins do seguro obrigatório por acidente de trânsito? - Áurea Maria Ferraz de Sousa

    há 13 anos

    A questão foi ventilada no julgamento do REsp 1.120.676 no qual se analisou o pedido de uma genitora que, tendo sido atropelada por veículo automotor quando circulava de bicicleta, sofreu a perda de seu bebê após quatro dias contados do acidente.

    Em razão da morte do nascituro, ela ingressou com pedido de indenização. O ministro Paulo de Tarso Sanseverino ponderou que o cerne da discussão jurídica situava-se em estabelecer se o caso se enquadrava na expressão indenizações por morte, prevista no artigo da Lei n. 6.194/1974:

    Art. 3º Os danos pessoais cobertos pelo seguro estabelecido no art. 2o desta Lei compreendem as indenizações por morte, por invalidez permanente, total ou parcial, e por despesas de assistência médica e suplementares, nos valores e conforme as regras que se seguem, por pessoa vitimada:

    Em conclusão ao julgamento, estabeleceu-se que:

    A interpretação mais razoável da lei, centrada na proteção dos direitos fundamentais, é no sentido de que o conceito de dano-morte, como modalidade de danos pessoais, não se restringe ao óbito da pessoa natural, dotada de personalidade jurídica, mas alcança, igualmente, a pessoa já formada, plenamente apta à vida extrauterina, que, embora ainda não nascida, por uma fatalidade, acabara vendo sua existência abreviada em acidente automobilístico.

    Em outras palavras: sim, o nascituro está incluído no conceito de indenizações por morte, para fins do seguro obrigatório por acidente de trânsito.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876188
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações269
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-nascituro-esta-incluido-no-conceito-de-indenizacoes-por-morte-para-fins-do-seguro-obrigatorio-por-acidente-de-transito-aurea-maria-ferraz-de-sousa/2565320

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)