Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nova Súmula Vinculante do STF: não incide ICMS sobre a venda de salvados por seguradora

    há 13 anos

    Primeiro ponto a se tratar: o que seriam salvados? De acordo com definição trazida pelo Dicionário de Seguros da Fundação Escola Nacional de Seguros, trata-se dos objetos resgatados do sinistro do bem principal, que ainda possuem valor econômico.

    Em sua nova súmula vinculante, editada em 16.02, o STF firmou entendimento de que o ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação) não incide sobre a alienação de salvados de sinistros* pelas seguradoras. Nessa linha, retificou a regra de que a venda de sucata de veículos sinistrados, com perda de mais de 75% de seu valor e indenizada em 100% pelas seguradoras, não está sujeita à incidência do imposto estadual.

    O tema é objeto de ADI proposta e, 1997 e a discussão que o envolve está em definir se, a venda de salvados (sucatas resultantes dos sinistros com veículos) pode ou não ser considerada atividade habitual das seguradoras e, consequentemente, ser objeto de tributação pelo ICMS. Essa é a posição adotada pela Fazenda paulista e pelo Ministro Ricardo Lewandowski, em contrapartida à posição do Ministro Cerzar Peluso, segundo a qual, a venda de salvados é apenas a liquidação de uma operação de seguro, fazendo parte dela. Portanto, não está sujeita ao ICMS, porque a venda dessa sucata não é uma atividade habitual das seguradoras que, por força legal, estão impedidas de exercer atividade industrial ou comercial, sujeitando-se sua atividade à incidência do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF). E, conforme o artigo 153, inciso V, da Constituição Federal (CF), a tributação das operações de seguro é de competência privativa da União.

    Do que se vê, o entendimento firmado na nova súmula vinculante segue a linha de que a venda de salvados não deve ser considerada atividade habitual das seguradoras, estando livre da incidência do ICMS. Um dos fundamentos apontados foi a súmula 541 também da nossa Suprema Corte: o Imposto sobre Vendas e Consignações (atual ICMS) não incide sobre a venda ocasional de veículos e equipamentos usados, que não se insere na atividade profissional do vendedor, e não realizada com o fim de lucro, sem caráter, pois, de comercialidade.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876170
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4405
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-sumula-vinculante-do-stf-nao-incide-icms-sobre-a-venda-de-salvados-por-seguradora/2572357

    Informações relacionadas

    Elder Fogaça, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Direito Constitucional - Exame de Ordem

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 13 anos

    Venda de salvados pelas seguradoras não está sujeita ao ICMS

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 12 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO: ARE XXXXX SP

    Painel tributário: Incide ICMS sobre a venda de salvados de sinistro?

    Notíciashá 17 anos

    STF isenta barcos e aviões de pagar IPVA

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    A Súmula Vinculante de que trata esse artigo é a de número 32! Essa informação tão importante não consta no artigo acima. continuar lendo