Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Quando o negócio jurídico é nulo e quando ele é anulável? - Áurea Maria Ferraz de Sousa

há 13 anos

Fato jurídico é todo acontecimento natural ou humano, apto a criar, modificar, conservar ou extinguir relações jurídicas. Os fatos jurídicos em sentido amplo podem ser classificados em: a) fatos naturais (que decorrem da natureza) e em b) fatos humanos, decorrentes da atividade humana.

Os fatos humanos, ou atos jurídicos em sentido amplo, dividem-se em lícitos e ilícitos. Lícitos são os atos humanos que a lei defere os efeitos almejados pelo agente e, por estarem em conformidade com o ordenamento jurídico, produzem efeitos jurídicos voluntários, ou seja, queridos pelo agente. Dentre os atos lícitos destacam-se: negócio jurídico, ato jurídico em sentido estrito e ato-fato jurídico.

Assim, negócio jurídico é um ato lícito, no qual há uma composição de interesses, um regramento de condutas. É composto de manifestação de vontade com finalidade negocial, que em geral é criar, adquirir, transferir, modificar ou extinguir direitos.

De acordo com o Código Civil, o negócio jurídico é nulo quando celebrado por pessoa absolutamente incapaz; for ilícito, impossível ou indeterminável o seu objeto; o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito; não revestir a forma prescrita em lei; for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade; tiver por objetivo fraudar lei imperativa; a lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prática, sem cominar sanção (art. 166).

Por outro lado, será anulável o negócio jurídico, além dos casos expressamente declarados na lei, por incapacidade relativa do agente e por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores (art. 171).

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876171
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações252738
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quando-o-negocio-juridico-e-nulo-e-quando-ele-e-anulavel-aurea-maria-ferraz-de-sousa/2590466

Informações relacionadas

Juris Aprendiz, Estudante
Artigoshá 7 anos

Nulidade do Negócio Jurídico

Artigoshá 7 anos

Nulidade e anulabilidade do Negócio Jurídico

Kizi Marques Iuris Petições, Advogado
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Ação Anulatória de Negócio Jurídico

Marcos Felipe Becalli, Advogado
Artigoshá 8 anos

Defeitos ou Vícios do Negócio Jurídico

Juris Aprendiz, Estudante
Artigoshá 7 anos

Negócio jurídico - Conceito, Requisitos, Classificação, Condição e Termo

18 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Completando que para o negócio ser anulável é necessário a ação anulatória. continuar lendo

O complemento não está de todo correto, pois não há necessidade de ação anulatória para que o ato seja anulável.

A função da ação não será tornar o negócio anulável (isso ele é ou não é), a função da ação será a de declarar a nulidade do negócio (em função dos vícios que o tornam anulável). continuar lendo

Bastante esclarecedor. continuar lendo

Excelente esclarecimento, muito bommm continuar lendo

muito bom esclarecimento. continuar lendo