Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Com relação aos bens reciprocamente considerados, qual é a diferença entre frutos e produtos? - Denise Cristina Mantovani Cera

há 13 anos

Os bens reciprocamente considerados são classificados em bem principal e bem acessório. Principal é o bem que existe sobre si, abstrata ou concretamente. Acessório é o bem cuja existência supõe a do principal. Código Civil

Art. 92 . Principal é o bem que existe sobre si, abstrata ou concretamente; acessório, aquele cuja existência supõe a do principal.

Os frutos e os produtos são bens acessórios.

Os frutos são utilidades renováveis, ou seja, que a coisa principal periodicamente produz, e cuja percepção não diminui a sua substância. São classificados em frutos naturais (são os gerados pelo bem principal sem necessidade da intervenção humana direta exemplos: laranja e café), industriais (são os decorrentes da atividade industrial humana exemplo: bens manufaturados) e civis (são utilidades que a coisa frugífera periodicamente produz, viabilizando a percepção de uma renda exemplos: juros e aluguel).

Já os produtos são utilidades não-renováveis, cuja percepção diminui a substância da coisa principal. Podemos citar como exemplo o carvão mineral.

Vale dizer que referido assunto foi objeto de questionamento no concurso da Magistratura/PI em 2007 e a assertiva correta dizia:

Os frutos e os produtos são considerados bens acessórios, que advêm do bem principal. A percepção dos frutos não causa a destruição da coisa principal, mas a percepção ou extração dos produtos diminui a existência e a substância do bem principal. As pertenças também são bens acessórios, sendo que elas não são partes integrantes do bem principal, mas o embelezam ou lhe são úteis.

Fonte:

Curso Intensivo I da Rede de Ensino LFG Professor Pablo Stolze.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876189
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações53101
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/com-relacao-aos-bens-reciprocamente-considerados-qual-e-a-diferenca-entre-frutos-e-produtos-denise-cristina-mantovani-cera/2597931

Informações relacionadas

Ana Maria Gomes, Advogado
Artigoshá 4 anos

Dos Bens Reciprocamente Considerados - Benfeitorias

Paula Regina, Advogado
Artigoshá 3 anos

Bens e suas classificações no Direito Civil

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

O que é benfeitoria? - Brena Noronha

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

O que são pertenças? - Carla Lopes Paranagua

Daniela Cabral Coelho, Advogado
Artigoshá 6 anos

Resumão sobre bens

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Esclarecedor. Complementou nossos estudos. continuar lendo

realmente, esclarecedor. continuar lendo

Muito bom. Obrigada. continuar lendo

Muito útil ao estudo e compreensão continuar lendo