Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Quais são as hipóteses de cabimento da ADPF? - Denise Cristina Mantovani Cera

há 13 anos

No âmbito legislativo foram consagradas duas hipóteses de cabimento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental:

a) Arguição autônoma , nas modalidades preventiva (evitar lesão) e repressiva (reparar lesão).

A arguição autônoma tem por finalidade evitar ou reparar lesão a preceito fundamental resultado de ato do Poder Público. Trata-se de uma ação típica do controle concentrado-abstrato proposta diretamente perante o STF, independentemente de qualquer controvérsia, cuja pretensão é deduzida mediante um processo constitucional objetivo, com a finalidade precípua de proteger os preceitos fundamentais ameaçados ou lesados por ato do Poder Público.

Lei 9.882/99

Art. 1ºA arguição prevista no 1o do art. 102 da Constituição Federal será proposta perante o Supremo Tribunal Federal, e terá por objeto evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público. (Destacamos)

b) Arguição incidental

A arguição incidental tem como requisito de admissibilidade a existência de controvérsia constitucional relevante sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, incluídos os anteriores à Constituição, contestados em face de um preceito constitucional fundamental. É incidental porque a controvérsia só pode ser aquela que se apresenta em juízo, e a prévia demonstração deste requisito (controvérsia constitucional relevante) é exigida apenas nesta modalidade, não sendo necessária para a propositura da arguição autônoma.

Lei 9.882/99

Art. 1º, Parágrafo único . Caberá também argüição de descumprimento de preceito fundamental: I - quando for relevante o fundamento da controvérsia constitucional sobre lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, incluídos os anteriores à Constituição;

Vale dizer que o assunto em estudo foi objeto de questionamento no concurso da Magistratura/MG em 2008 e a alternativa incorreta dispunha:

A arguição de descumprimento de preceito fundamental é cabível apenas para evitar lesão a preceito fundamental resultante de ato do poder público e seu julgamento é da competência do Supremo Tribunal Federal .

Fonte:

NOVELINO, Marcelo. Direito Constitucional . São Paulo: Método, 2009, 3º ed., p. 279.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876185
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações52283
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-sao-as-hipoteses-de-cabimento-da-adpf-denise-cristina-mantovani-cera/2603172

Informações relacionadas

Dirley da Cunha Júnior, Juiz Federal
Artigoshá 9 anos

Distinções entre a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão e o Mandado de Injunção

Stephanie Figueiredo, Advogado
Artigoshá 2 anos

O que é ADPF?

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

É cabível o ADPF contra decisão judicial transitada em julgado?

Flávia Ortega Kluska, Advogado
Notíciashá 8 anos

Breve resumo de controle de constitucionalidade - abstrato e difuso

Zulene Gomes, Advogado
Modeloshá 5 anos

Modelo de ADPF

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Realmete a resposta certa seria: A ADPF - Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, é para reparar lesão a lesão a preceito fundamental resultante de lei ou ato normativo, federal, Estadual ou municipal.
No art. 1ª Pragrafo único ainda prescreve: em seu inciso I, - continuar lendo