Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

O que se entende por efeito prodrômico do ato administrativo? - Áurea Maria Ferraz de Sousa

há 13 anos

Fernanda Marinela ensina que alguns atos administrativos além do efeito típico podem produzir efeitos secundários, também chamados atípicos. Efeito típico é aquele esperado, específico a certa categoria de ato. Já os efeitos atípicos podem ser reflexos ou prodrômicos.

O efeito atípico reflexo do ato atinge terceiros estranhos a sua prática. O efeito atípico prodrômico do ato, por sua vez, ocorre nos atos complexos ou compostos, e surge antes do ato concluir seu ciclo de formação, consubstanciando-se em situação de pendência de alguma outra formalidade.

Marinela explica que o efeito prodrômico do ato se dá, por exemplo, quando a primeira autoridade se manifesta e surge a obrigação de um segundo também fazê-lo, constatado neste meio tempo; o efeito prodrômico independe da vontade do administrador e não pode ser suprimido.

Vale dizer que a expressão efeito prodrômico também é utilizada no processo penal como característica da sentença. Nesta disciplina do Direito, efeito prodrômico da sentença se relaciona com a vedação da reformatio in pejus, seja ela direta ou indireta, na hipótese de recurso exclusivo do réu.

Sobre o assunto leia mais, clicando aqui.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876171
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações39470
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-efeito-prodromico-do-ato-administrativo-aurea-maria-ferraz-de-sousa/2603364

Informações relacionadas

Elisson Costa, Advogado
Artigoshá 10 anos

O Efeito Prodrômico do Ato Administrativo

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Qual a diferença entre ato administrativo complexo e ato administrativo composto?

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Quais são os efeitos atípicos do ato administrativo?

Andressa de Assis, Advogado
Artigoshá 8 anos

Definição de ato administrativo vinculado e discricionário

Alexis Gabriel Madrigal, Gestor Público
Notíciashá 4 anos

Deslegalização ou delegificação

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A autorização dada ao Poder Público para ingressar em bem imóvel, objeto de desapropriação, para realizar medições, em decorrência da expedição do decreto expropriatório, é um exemplo de efeito prodrômico do ato administrativo. continuar lendo

Muito elucidativo tais explicações que me levaram ao conhecimento de um termo não usado cotidianamente. continuar lendo

hummmmm yes continuar lendo

faltou falar sobre o efeito prodrõmico da sentença administrativa: pode ou não ser agravada mediante recurso? continuar lendo