Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pode uma Emenda Constitucional afetar atos e fatos jurídicos ocorridos antes do início de sua vigência? Ariane Fucci Wady

    há 16 anos

    É muito interessante essa questão a respeito da retroatividade ou não das normas constantes de uma Emenda Constitucional, como podemos observar abaixo.

    Sempre nos perguntamos se é possível uma Emenda afetar os efeitos de um fato ocorrido antes do início de sua vigência, mas que devam (os efeitos) serem produzidos após essa data (efeitos futuros de fatos passados).

    O Supremo Tribunal Federal é claro em determinar que, em nosso ordenamento jurídico, as Emendas Constitucionais têm aplicação imediata, atingindo os efeitos futuros de atos praticados no passado (Inq. 1637/SP, Rel. Min. Celso de Melo).

    Isso quer dizer que as Emendas Constitucionais são dotadas de retroatividade "mínima", que acontece quando a lei nova alcança as prestações futuras (vencíveis a partir da sua entrada em vigor) de negócios celebrados no passado.

    As Emendas atingem, portanto, os efeitos jurídicos dos atos praticados anteriormente a sua entrada em vigor e, salvo disposição expressa em contrário - e a nossa Constituição pode fazê-lo - eles não alcançam os fatos consumados no passado, nem as prestações anteriormente vencidas e não pagas, casos em que teríamos a incidência da retroatividade máxima e média, respectivamente (RE 242740 /GO , Rel. Min. Moreira Alves).

    Podemos exemplificar esse entendimento com o disposto no art. , IV , da Constituição Federal , que veda a vinculação do salário mínimo para qualquer fim, sendo que o STF fixou o seguinte entendimento a respeito (RE 143.812 -6/GO): "A vedação da vinculação do salário mínimo, que visa impedir a utilização do referido parâmetro como fator de indexação, aplica-se imediatamente sobre as pensões que anteriormente foram estipuladas, não havendo que se falar em direito adquirido .".

    Significa dizer que, a vedação à vinculação do salário mínimo tem aplicabilidade imediata, incidindo sobre efeitos futuros (prestações futuras) de fatos consumados no passado, sendo esse resultado decorrência do entendimento acima enunciado.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876190
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6127
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pode-uma-emenda-constitucional-afetar-atos-e-fatos-juridicos-ocorridos-antes-do-inicio-de-sua-vigencia-ariane-fucci-wady/26296

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 22 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - INQUÉRITO: Inq 1637 SP

    Dirley da Cunha Júnior, Juiz Federal
    Artigoshá 9 anos

    Distinção entre Retroatividade Máxima, Média e Mínima

    Diego Avelino Milhomens Nogueira, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    A direta e imediata aplicação da Emenda Constitucional 103/2019 e suas consequências aos municípios.

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 23 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO: RE XXXXX GO

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 1220 DF

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)