Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A doação em forma de subvenção periódica ao beneficiado se transmite aos herdeiros do donatário? - Denise Cristina Mantovani Cera

    há 13 anos

    Conforme dispõe o artigo 538 do Código Civil considera-se doação o contrato em que uma pessoa, por liberalidade, transfere do seu patrimônio bens ou vantagens para o de outra.

    A doação em forma de subvenção periódica ao beneficiado não se transmite aos herdeiros do donatário, de acordo com o artigo 545 do Código Civil, que dispõe: Código Civil

    Art. 545. A doação em forma de subvenção periódica ao beneficiado extingue-se morrendo o doador, salvo se este outra coisa dispuser, mas não poderá ultrapassar a vida do donatário.

    O dispositivo legal prevê que o benefício, salvo diversa estipulação, será vitalício em relação ao doador, não se transferindo a obrigação aos herdeiros. Por se tratar de uma liberalidade intuitu personae , a doação também se extingue com a morte do donatário. Trata-se de uma doação condicionada à vida do doador e do donatário. Portanto, esta obrigação não se transmite automaticamente aos sucessores do doador. Entretanto, ele poderá transmitir o encargo aos sucessores ou a terceira pessoa, ou estabelecer cláusula testamentária, mantendo o benefício até o limite da parte disponível.

    Fonte:

    LFG Corrige Magistratura SP Professor Flávio Tartuce.

    PAESANI, Liliana Minardi e outros. Comentários ao Código Civil. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009, 2ª ed., p.885/886.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876170
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11706
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-doacao-em-forma-de-subvencao-periodica-ao-beneficiado-se-transmite-aos-herdeiros-do-donatario-denise-cristina-mantovani-cera/2631938

    Informações relacionadas

    Ranielle Machado, Bacharel em Direito
    Artigoshá 3 anos

    Entenda a doação com cláusula de reversão.

    Artigoshá 9 anos

    Contrato de doação

    Tiane Pereira Advogada, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Doação Conjuntiva e a partilha do bem doado

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 13 anos

    O que se entende por doação remuneratória? - Denise Cristina Mantovani Cera

    Bruno Ricci Advocacia, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Doação modal: Conceito, fundamento jurídico e consequências do descumprimento do encargo.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)