Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Legitimidade ativa para propor ação popular

    há 15 anos

    Resolução da questão 57 - Versão 1 - Direito Processual Civil

    57. Tem legitimidade ativa para propositura da ação popular ambiental:

    (A) Somente os brasileiros.

    (B) Brasileiros através dos partidos políticos.

    (C) Brasileiros e estrangeiros residentes no País.

    (D) Brasileiros e estrangeiros sendo despiciendo o conteúdo do art. 122 daConstituição Federall .

    (E) Somente o Ministério Público.

    NOTAS DA REDAÇÃO

    A Ação Popular está disciplinada na Lei 4741 /65 (LAP).

    Segundo esta lei, somente os cidadãos têm legitimidade para propor ação popular que vise à anulação de atos lesivos aos bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico.

    Neste sentido, cidadão é o indivíduo em gozo dos direitos civis e políticos, e a prova da cidadania será feita com a apresentação do título eleitoral ou outro documento que a comprove.

    "LAP , Art. Qualquer cidadão será parte legítima para pleitear a anulação ou a declaração de nulidade de atos lesivos ao patrimônio da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Municípios § 1º - Consideram-se patrimônio público para os fins referidos neste artigo, os bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico. § 3º A prova da cidadania, para ingresso em juízo, será feita com o título eleitoral, ou com documento que a ele corresponda ."

    A Constituição Federal , em seu artigo , inciso LXXII , ampliou o objeto da ação popular, estabelecendo que esta é um direito fundamental do indivíduo, um remédio constitucional que qualquer cidadão pode utilizar com vistas à proteção do patrimônio público, da moralidade administrativa, do patrimônio histórico e cultural e do meio ambiente .

    "qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência; "

    O próprio artigo 5º, caput , determina que não haverá distinção entre brasileiros e estrangeiros residentes no país , e estes também gozarão dos direitos e garantias fundamentais elencados no artigo 5º e incisos, entre os quais está o direito de propor ação popular.

    "Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: LXXII (...). "

    Impende salientar que ao Ministério Público incumbe acompanhar a ação popular proposta pelo cidadão, atuando como fiscal da lei, e não como parte. LAP , "Artigo 6º, § 4º O Ministério Público acompanhará a ação, cabendo-lhe apressar a produção da prova e promover a responsabilidade, civil ou criminal, dos que nela incidirem, sendo-lhe vedado, em qualquer hipótese, assumir a defesa do ato impugnado ou dos seus autores ."

    Portanto a alternativa correta é a letra C: Tem legitimidade ativa para propositura da ação popular ambiental brasileiros e estrangeiros residentes no País .

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876171
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações57937
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/legitimidade-ativa-para-propor-acao-popular/274896

    Informações relacionadas

    Juris Aprendiz, Estudante
    Artigoshá 7 anos

    Ação Popular, (Conceito, Finalidade, Objeto, Legitimação e Competência)

    Priscylla Souza, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de peça: Ação Popular com Pedido de Liminar

    Davi Dias de Azevedo, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Quem pode impetrar o mandado de segurança coletivo? Quem são os legitimados a propor a ação popular?

    Natalino Oliveiras, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Posições Clássicas e Efeitos do Mandado de Injunção

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinaano passado

    Rb 1. Da Ação Popular

    6 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    A açao popular é apenas para o cidadão brasileiro e não para o estrangeiro residente. A CF88 diz sim que brasileiros e estrangeiros residentes no país não podem sofrer distinção. Entretanto, a açao popular é para cidadão e não para brasileiro, afinal, uma criança não é parte legítima para propor uma AP....
    Um exemplo é a questão do Cespe TRF/2002com gabarito: Errado
    "Tanto o brasileiro, nato ou naturalizado, como o estrangeiro residente no Brasil podempropor ação popular, na defesa do patrimônio público contra atos administrativos contrários à moralidade administrativa." continuar lendo

    como fazer uma ação popular e colhe assinatura pela net e dar entrada da mesmo, contra, essa noticia, Em ano de eleições, deputados estaduais de permbuco ganham direito a ter dois motoristas e carro oficial na porta ,Publicado em 24 de março de 2016 por TV Replay Replay, isso é uma falta de respeito ao pernambucano, os hospitais falta tudo as estradas cheia de buracos e etc e os políticos criam mordomia enquanto segundo o proprio governador de pernambuco diz que o estado não tem dinheiro pra isso ou aquilo devemos fazer uma ação popular e preciso saber como começar no aguardo cordialmente moacir. continuar lendo

    Somente Cidadão Brasileiro, única e exclusivamente. Os brasileiros não titulares de direitos políticos, os estrangeiros e as pessoas jurídicas não tem legitimidade para propor ação popular, logo, poderá propor essa ação, somente o cidadão brasileiro nato ou naturalizado que estiver no pleno exercício dos seus direitos políticos. continuar lendo

    muito abrangente, obrigado continuar lendo