Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Enunciado define competência para processar e julgar ação indenizatória por morte em acidente de trabalho

    há 15 anos

    SÚMULA N. 366 -STJ

    Compete à Justiça estadual processar e julgar ação indenizatória proposta por viúva e filhos de empregado falecido em acidente de trabalho.

    NOTAS DA REDAÇÃO

    A Corte Especial editou nova súmula, publicada no dia 26 de novembro.

    Relatada pelo ministro Fernando Gonçalves, a súmula 366 tem o escopo de resolver diversos conflitos de competência entre a justiça trabalhista e a justiça comum em ações de indenização propostas por viúvos (as) e filhos (as) de empregado (a) falecido (a) em acidente de trabalho.

    Entre os vários precedentes legais utilizados estão os CC 95413 , CC 59972 , CC 57884 e CC 54210 .

    No conflito de competência 84766 originário de SP, o ministro Carlos Fernando Mathias (juiz convocado do TRF 1ª região), relator, decidiu que compete à justiça comum julgar tais ações, uma vez que estão relacionadas com o tema da responsabilidade civil, e não com a relação de emprego. CC 84766 . EMENTA. PROCESSUAL CIVIL. CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA. JUSTIÇA ESTADUAL E JUSTIÇA DO TRABALHO. ACIDENTE DE TRABALHO. MORTE DO EMPREGADO. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO PROPOSTA PELA ESPOSA E PELOS FILHOS DO FALECIDO. DANOS MORAIS E PATRIMONIAIS. AUSÊNCIA DE RELAÇÃO DE TRABALHO (ART. 114 , VI , DA CF). RELAÇÃO JURÍDICO-LITIGIOSA DE NATUREZA CIVIL. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA COMUM. 1. In casu, a autora, na condição de esposa do empregado vitimado, busca e atua em nome próprio, perseguindo direito próprio, não decorrente da antiga relação de emprego e sim do acidente do trabalho. 2. Competência determinada pela natureza jurídica da lide, relacionada com o tema da responsabilidade civil. 3. Conflito conhecido para declarar competente o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o suscitado.

    É o seguinte o teor da súmula 366 : "Compete à Justiça estadual processar e julgar ação indenizatória proposta por viúva e filhos de empregado falecido em acidente de trabalho."

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876187
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2141
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/enunciado-define-competencia-para-processar-e-julgar-acao-indenizatoria-por-morte-em-acidente-de-trabalho/277946

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    De quem é a competência para julgar as ações acidentárias? - Fernanda Braga

    Juiz não conhece de exceção de pré-executividade apresentada após a penhora

    Tallyta Oliveira, Estudante de Direito
    Modeloshá 4 anos

    Indenização por morte

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 16 anos

    Ação de indenização por morte em acidente de trabalho é de competência da justiça comum

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    De quem é a competência para julgar ação indenizatória movida pelos herdeiros do empregado falecido em acidente de trabalho? - Mariana Egidio Lucciola

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Esta Sumula foi cancelada, favor retirar o post. continuar lendo