Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

O rol de princípios administrativos previstos no artigo 37, caput, da Carta Magna de 1988 é taxativo? - Denise Mantovani Cera

há 12 anos

Não. Dispõe o caput do artigo 37 da Constituição Federal de 1988 que:

Art. 37 . A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, (...): (Destacamos).

Os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência são considerados princípios mínimos do Direito Administrativo. Há outros princípios previstos em legislação ordinária e, também, outros criados pela doutrina.

Lei nº 9784/99, Art. A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência . (Destacamos)

Vale dizer que o assunto em estudo foi objeto de questionamento no concurso do Governo do Distrito Federal em 26/03/2011, e a assertiva INCORRETA dispunha:

Segundo a doutrina majoritária e decisão hodierna do STF, o rol de princípios previstos no artigo 37, caput, do texto constitucional é taxativo, ou seja, a Administração Pública, em razão da legalidade e taxatividade não poderá nortear-se por outros princípios que não os previamente estabelecidos no referido dispositivo.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876161
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3516
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-rol-de-principios-administrativos-previstos-no-artigo-37-caput-da-carta-magna-de-1988-e-taxativo-denise-mantovani-cera/2906722

Informações relacionadas

Lincoln Paulino, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Administração Pública em Sentido Objetivo (Material, Funcional) e Subjetivo (formal, Orgânico).

Os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 14 anos

O que são atos de império, de gestão e de expediente no direito administrativo? - Marcelo Alonso

Princípio Constitucional da Igualdade

Valdenice Goncalves, Advogado
Artigoshá 4 anos

Atividade Notarial e Registral: origem, evolução, princípios e função notarial

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)