Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nos locais em que há câmeras de vigilância, aplica-se a súmula 145, STF, que trata do flagrante preparado ou é possível pensar no flagrante esperado? - Patricia Donati de Almeida

    há 12 anos

    A súmula 145 do STF determina que não há crime, quando a preparação do flagrante pela polícia torna impossível a sua consumação.

    Fala-se em flagrante preparado quando o agente apenas comete o crime, pois induzido pelo agente provocador (autoridade policial). Diferentemente, no flagrante esperado não há tal provocação, sendo o crime praticado em razão da vontade do próprio agente criminoso. Neste cenário a autoridade policial tem conhecimento da prática da infração penal, apenas aguardando que seja dado início a sua execução.

    Como preleciona o enunciado do STF, o flagrante preparado não é admitido pelo ordenamento jurídico brasileiro, restando afastada a ocorrência do crime. Já o flagrante esperado tem plena aceitação, restando, sim, caracterizada a infração penal.

    De acordo com a jurisprudência do Tribunal da Cidadania (STJ), a existência de sistema de vigilância não importa na incidência da súmula 145 do STF, não devendo ser interpretada como flagrante preparado. O fundamento desta posição é o fato de que, na vigilância não há um agente provocador, que induz o indivíduo à prática do delito, característica principal desta modalidade de flagrância.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876170
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5900
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nos-locais-em-que-ha-cameras-de-vigilancia-aplica-se-a-sumula-145-stf-que-trata-do-flagrante-preparado-ou-e-possivel-pensar-no-flagrante-esperado-patricia-donati-de-almeida/2979801

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    Provas ilícitas e ilegítimas: distinções fundamentais

    Supremo Tribunal Federal
    Súmulahá 60 anos

    Súmula n. 145 do STF

    Pedro Magalhães Ganem, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Flagrante preparado ou provocado, flagrante forjado, flagrante esperado e flagrante diferido ou retardado

    Leonardo Castro, Professor de Direito do Ensino Superior
    Artigoshá 8 anos

    Não erre mais: erro de tipo essencial em exemplos

    Artigoshá 7 anos

    Você Precisa Saber Quais são os 7 Principais Motivos para Recorrer de uma Multa de Trânsito!

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)