Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Toda sentença é recorrível mediante o recurso de apelação? - Denise Cristina Mantovani Cera

    há 12 anos

    Dispõe o artigo 513 do Código de Processo Civil que: CPC, Art. 513 . Da sentença caberá apelação (arts. 267 e 269).

    O recurso de apelação é cabível diante de sentença, porém não é de toda sentença que é cabível o recurso de apelação. São exceções à regra de sentenças recorríveis por apelação: a) Artigo 41, Lei 9.099/95. Este artigo prevê o chamado Recurso Inominado. Este recurso não é apenas uma mudança de nomenclatura, sendo o objeto também diferente, podendo impugnar a sentença e decisões interlocutórias do decorrer do processo, uma vez que, em regra, não cabe agravo de decisões interlocutória nos juizados.

    Lei 9.099/95, art. 41 . Da sentença, excetuada a homologatória de conciliação ou laudo arbitral, caberá recurso para o próprio Juizado.

    § 1º O recurso será julgado por uma turma composta por três Juízes togados, em exercício no primeiro grau de jurisdição, reunidos na sede do Juizado.

    § 2º No recurso, as partes serão obrigatoriamente representadas por advogado.

    b) Artigo 34, Lei 6.830/80 (Lei de Execuções Fiscais). Referido artigo prevê o recurso de embargos infringentes contra sentença. É um recurso sui generis que não se confunde com os embargos infringentes previstos no Código de Processo Civil. É um tipo de pedido de reconsideração com o nome de embargos infringentes dirigido ao juízo sentenciante.

    Lei 6.830/80, art. 34 - Das sentenças de primeira instância proferidas em execuções de valor igual ou inferior a 50 (cinqüenta) Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional - ORTN, só se admitirão embargos infringentes e de declaração.

    § 1º - Para os efeitos deste artigo considerar-se-á o valor da dívida monetariamente atualizado e acrescido de multa e juros de mora e de mais encargos legais, na data da distribuição.

    § 2º - Os embargos infringentes, instruídos, ou não, com documentos novos, serão deduzidos, no prazo de 10 (dez) dias perante o mesmo Juízo, em petição fundamentada.

    § 3º - Ouvido o embargado, no prazo de 10 (dez) dias, serão os autos conclusos ao Juiz, que, dentro de 20 (vinte) dias, os rejeitará ou reformará a sentença.

    c) Artigo 539, II, b, Código de Processo Civil. É o cabimento do Recurso Ordinário Constitucional nas chamadas causas internacional. Referido recurso é dirigido ao Superior Tribunal de Justiça. CPC, Art. 539 . Serão julgados em recurso ordinário:

    (...)

    II - pelo Superior Tribunal de Justiça:

    (...)

    b) as causas em que forem partes, de um lado, Estado estrangeiro ou organismo internacional e, do outro, Município ou pessoa residente ou domiciliada no País.

    Fonte: Curso Intensivo AGU/DPU da Rede de Ensino LFG Professor Daniel Amorim Assumpção Neves.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876171
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações54386
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/toda-sentenca-e-recorrivel-mediante-o-recurso-de-apelacao-denise-cristina-mantovani-cera/2986691

    Informações relacionadas

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Recurso de Apelação conforme o NCPC

    Beatriz Dominguez, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [modelo] Apelação Cível

    Benigno Núñez Novo, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Definição e as espécies de recursos penais

    Rafael Rodrigues Cordeiro, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo - Recurso de Apelação - Indeferimento da Justiça Gratuita!

    Kizi Marques Iuris Petições, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Contrarrazões ao Recurso Especial

    4 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    ncpc...

    recurso ordinário agora, art. 1027!

    ótimo texto!

    soluciona questão de pc do concurso do trf 1 pra juiz (2005)! continuar lendo

    Como pode o jusbarsil colocando informação errada? estes artigos ai estão errados fui buscar no vade mecum e não há esta informação sobre recurso de apelação continuar lendo

    Muito Bom. continuar lendo

    Muito bom continuar lendo