Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    INSS já trabalha para ter novo concurso

    há 12 anos

    O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já se movimenta internamente para garantir, ainda em 2012, autorização para a realização de um novo concurso público para seus quadros. A expectativa é de que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) conceda a autorização para o novo processo seletivo em novembro ou dezembro a exemplo do que ocorreu em 2011 com a seleção com 1.875 vagas.

    Oficialmente, porém, as tratativas entre o Ministério da Previdência Social (MPS) e o MPOG ainda não foram iniciadas. Tudo o que foi tratado entre os titulares das pastas, Garibaldi Alves Filho e Miriam Belchior respectivamente, diz respeito ao curso das nomeações dos aprovados no concurso homologado há pouco mais de dois meses.

    Pormenores

    O ministro da Previdência, no entanto, não esconde o desejo de ampliar efetivamente a estrutura do órgão. Prova disso foi quando da autorização do último concurso. À época, o JC&E apurou que um número maior de vagas era aventado. Em agosto de 2011, o MPS trabalhava com a possibilidade de abrir concurso para mais de 2.700 vagas. Esse contingente, no entanto, foi diminuído na tramitação do pedido de abertura do concurso no MPOG em virtude de restrições orçamentárias.

    Desenvolvendo estratégias

    Ficaram de fora da última seleção os cargos de analista e assistente social. O que levou o INSS a desenvolver estratégias para suprir a carência de servidores nessa função. Ficou acertado que para o cargo de assistente social, não haverá novo concurso em face da validade do último realizado em 2010. As 200 vagas previstas para este cargo, então, serão supridas sem a abertura de nova seleção. Cabe a observação de que a validade do concurso para assistente social termina no fim deste ano, mas há a possibilidade do órgão providenciar a prorrogação por mais um.

    Já o cargo de analista, que não teve oferta no último concurso, deve ser o principal foco da nova seleção. Seria precipitado especular a respeito do número de vagas, já que o processo para a abertura do concurso ainda se encontra em fase preliminar. Mas é possível prever que serão muitas ofertas; uma vez que o último concurso para o cargo foi realizado em 2008. O contexto, e o retrospecto do INSS em abrir um grande número de vagas por edital, favorece esse raciocínio.

    Perito

    Não está descartada, também, a possibilidade de oportunidades para perito. Isso porque a presidente Dilma Rousseff autorizou o preenchimento de 500 vagas para a função no meio do ano passado, mas a última seleção só contou com 350 dessas ofertas.

    Esse cenário, não custa lembrar, é o de momento e é suscetível a todo tipo de intervenção motivada por realinhamento de prioridades por parte do governo federal.

    Fonte: JC Concursos

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15364
    • Seguidores876189
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações132
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-ja-trabalha-para-ter-novo-concurso/3169167

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)