Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Qual a diferença entre recurso hierárquico e pedido de reconsideração?

há 15 anos

Resolução das questões n.º 26 e 27 - Grupo I - caderno azul - Direito Administrativo

Julgue os próximos itens, que tratam do recurso hierárquico e do pedido de reconsideração.

26 O recurso hierárquico impróprio é o pedido de reexame dirigido à autoridade superior àquela que produziu o ato impugnado, isto é, verifica-se dentro da mesma escala hierárquica.

27 Entre o recurso hierárquico e o pedido de reconsideração há diferença consubstanciada no fato de que, enquanto o recurso hierárquico é dirigido sempre à autoridade superior àquela de cujo ato se recorreu, o pedido de reconsideração é uma solicitação feita à autoridade que despachou no caso, com o fim de imprimir outro rumo à decisão anteriormente tomada.

NOTAS DA REDAÇÃO

Hely Lopes Meirelles [ 1 ] define os recursos administrativos, em sua acepção ampla como "todos os meios hábeis a propiciar o reexame da decisão interna pela própria Administração, por razões de legalidade e de mérito administrativo" .

E prossegue:

"No exercício de sua jurisdição a Administração aprecia e decide as pretensões dos administrados e de seus servidores, aplicando o Direito que entenda cabível, segundo a interpretação de seus órgão técnicos e jurídicos. Pratica, assim, atividade jurisdicional típica, de caráter parajudicial quando provém de seus tribunais ou comissões de julgamento. Essas decisões geralmente escalonam-se em instâncias, subindo da inferior para a superior através do respectivo recurso administrativo previsto em lei ou regulamento."

Dentre as espécies de recurso administrativo, temos o pedido de reconsideração e os recursos hierárquicos.

O pedido de reconsideração é a solicitação da parte dirigida à mesma autoridade que expediu o ato, para que o invalide ou o modifique nos termos da pretensão do requerente. Deferido ou indeferido, total ou parcialmente, não admite novo pedido, nem possibilita nova modificação pela autoridade que já apreciou o ato [ 2 ].

Ademais, a Lei n.º 9.784 , de 29 de janeiro de 1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, prevê no § 1º do artigo 56 a possibilidade da autoridade que proferiu a decisão, reconsiderá-la, in verbis :

Art. 56. Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito. § 1º O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior. § 2º Salvo exigência legal, a interposição de recurso administrativo independe de caução. § 3º Se o recorrente alegar que a decisão administrativa contraria enunciado da súmula vinculante, caberá à autoridade prolatora da decisão impugnada, se não a reconsiderar, explicitar, antes de encaminhar o recurso à autoridade superior, as razões da aplicabilidade ou inaplicabilidade da súmula, conforme o caso. (Incluído pela Lei nº 11.417 , de 2006). (grifo nosso)

Os recursos hierárquicos, por seu turno, são todos aqueles pedidos que as partes dirigem à instância superior da própria Administração, propiciando o reexame do ato inferior sob todos os seus aspectos [ 3 ].

A previsão legal dos recursos hierárquicos encontra-se, também, na Lei nº 9.784 /99, no § 2º do artigo 63 , senão, vejamos:

Art. 63. O recurso não será conhecido quando interposto:

I - fora do prazo;

II - perante órgão incompetente;

III - por quem não seja legitimado;

IV - após exaurida a esfera administrativa. § 1º Na hipótese do inciso II, será indicada ao recorrente a autoridade competente, sendo-lhe devolvido o prazo para recurso. § 2º O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa.
(grifo nosso)

Por tais fundamentos, o item 26 está incorreto, vez que afirma que o recurso hierárquico estaria na mesma escala hierárquica.

Noutro sentido, o item 27 está correto, pois o recurso hierárquico é dirigido sempre à autoridade superior àquela de cujo ato se recorreu e o pedido de reconsideração é uma solicitação feita à autoridade que despachou no caso, com o fim de alterar a decisão. 1. In Direito Administrativo Brasileiro. 33ª edição. São Paulo: Malheiros, 2007, p. 673.

2. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro . 33ª edição. São Paulo: Malheiros, 2007, p. 678.

3. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro . 33ª edição. São Paulo: Malheiros, 2007, p. 679.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876193
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações45669
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-a-diferenca-entre-recurso-hierarquico-e-pedido-de-reconsideracao/325974

Informações relacionadas

Benigno Núñez Novo, Advogado
Artigoshá 4 anos

Definição e as espécies de recursos administrativos

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Recurso hierárquico e pedido de reconsideração

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 13 anos

No tocante ao processo administrativo, o que se entende por recurso hierárquico próprio e recurso hierárquico impróprio? - Denise Cristina Mantovani Cera

Cesar Augusto Machado, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo pedido de reconsideração

Tassia Cardoso, Advogado
Artigoshá 4 anos

Número de instâncias administrativas estabelecidas pela legislação específica estadual ou municipal.

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ideal seria se outra esfera que não o círculo dos próprios oficiais pudessem analisar estes recursos que por vezes os julgadores não querem discordar de decisões proferidas por outros oficiais, prejudicando assim o ofendido. continuar lendo

existe aqui muitas ferramentas que me ajudam bastante na compreensão das matérias continuar lendo

Excelente! sanei muitas dúvidas. Obrigada!!! continuar lendo

Excelente abordagem! Gratidão! continuar lendo